OCDE publica Information Technology Outlook 2006


Em 2006, espera-se que a indústria das tecnologias de informação e comunicação (TIC) cresça cerca de 6 por cento. Esta é uma das conclusões do relatório OECD’s Information Technology Outlook 2006, recentemente publicado pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) acerca das perspectivas sobre as TIC para este ano.
 
Entre outros aspectos, destaca-se o facto de o comércio ao nível das TIC estar a crescer mais do que a produção e o próprio volume de negócios neste sector. Por outro lado, o investimento mundial nas TIC foi na ordem dos 5,6 por cento ao ano, entre 2000 e 2005.
 
Neste âmbito, para além de outros mercados, como o da Índia, o relatório destaca o mercado chinês. Em 2005, a China afirmou-se como o sexto maior mercado ao nível das TIC, a seguir aos Estados Unidos da América (EUA), Japão, Alemanha, Reino Unido e França. O relatório refere ainda que a China, após ter ultrapassado, em 2004, os EUA como maior exportador mundial de TIC, manteve em 2005 e 2006 um forte crescimento das exportações. Em termos de balança comercial, a China importa fundamentalmente componentes electrónicos e exporta computadores e equipamento relacionado. As empresas chinesas, apesar de serem limitadas em termos de dimensão e de conhecimentos tecnológicos, estão a desenvolver rapidamente as suas capacidades de produção e de exportação, investindo no estrangeiro para obterem tecnologia, marcas e canais de distribuição.
 
Este relatório faculta igualmente uma análise do sector das TIC sob o ponto de vista da sua internacionalização e desenvolvimento, bem como da perspectiva dos conteúdos digitais, do emprego, das novas aplicações tecnológicas e da revisão das políticas e das prioridades dos países da OCDE.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: