Clientes de fibra óptica duplicam no 4º trimestre de 2009


Em 2009 existiam em Portugal cerca de 3,8 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel, mais 59% que no período homólogo; e cerca de 1,9 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 1,87 milhões em banda larga.

Dos utilizadores de banda larga móvel existentes, 2,17 milhões estavam activos (57% do total) no último trimestre do ano, mais 9% que no trimestre anterior e mais 87% em termos homólogos.

No caso do serviço fixo de acesso à Internet, o número total de clientes (cerca de 1,9 milhões) aumentou 3,1% no último trimestre do ano e 13% face ao mesmo período do ano anterior. Os clientes de dial-up continuam em quebra, ascendendo a 33 mil, menos 20% que no período homólogo.

O número de clientes dos serviços de banda larga fixa atingiu cerca de 1,87 milhões (98% do total), mais cerca de 59 mil ou 3,2% que no trimestre anterior.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa é o ADSL, com 57% do total. O modem cabo é utilizado por 40,2% dos clientes da banda larga fixa. No 4º trimestre de 2009, o modem cabo atraiu, em termos líquidos, cerca de 37% das adesões ao serviço, tendo o ADSL representado cerca de 34%.

A rubrica “outros”, que inclui ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica, e que representa 3% do total dos clientes, apresenta crescimentos muito elevados, acima dos 40%. Esta evolução deve-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica.

No 4º trimestre de 2009 existiam cerca de 30 mil clientes em Fibra Óptica (FTTH/B), o dobro do registado no trimestre anterior. Do total, cerca de 95% são clientes residenciais.

Em matéria de quotas de mercado de banda larga fixa, o grupo PT continua a liderar, com 44,5% - mais 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior -, seguido do grupo ZON que tem 32,2% do mercado.

Registou-se um acréscimo líquido de cerca de 54 mil clientes de banda larga fixa ao longo do quarto trimestre. Entre os operadores que registaram um maior ganho absoluto de clientes destacam-se o grupo PT e o grupo ZON, com acréscimos de 50 mil e 17 mil novos clientes, respectivamente. De referir que a Cabovisão aumentou o seu número de clientes em 3,4 mil.

O tráfego de acesso fixo à Internet em banda larga cresceu cerca de 13,5% no período. A taxa de crescimento do tráfego fixo é superior à taxa de crescimento do número de clientes. O Grupo ZON  detém a quota de tráfego mais elevada (40%), seguindo-se o Grupo PT (35,2%).

Na internet fixa, cada cliente gerou, em média, 20,4 GB de tráfego por mês, mais 1,6 GB que no trimestre anterior.

O tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em GB) cresceu 22%, mais 15 pontos percentuais que no trimestre anterior. O tráfego gerado pelos clientes de banda larga móvel activos, em termos médios (0,81 GB por cliente e por mês), é significativamente inferior ao tráfego médio da banda larga fixa.

A diferença entre o tráfego gerado pelos clientes de banda larga fixa e móvel, dever-se-á aos limites de tráfego das ofertas de banda larga móvel, muito inferiores aos da banda larga fixa, aos preços praticados em cada uma das tecnologias, e aos diferentes perfis dos utilizadores e de utilização destes dois tipos de acesso à Internet em banda larga.

As receitas individualizáveis do serviço de acesso à Internet fixa (acumuladas) totalizaram cerca de 426,5 milhões de euros. Estas receitas são provenientes de ofertas stand-alone ou de pacotes multiple play cuja componente Internet é individualizável. As receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de acesso à Internet atingiram cerca de 139 milhões de euros.

No que se refere às receitas do serviço de acesso à internet móvel, no final de 2009, atingiram 326 milhões de euros, mais 24% que no período homólogo.

A taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 17,6 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 35,7 por 100 habitantes para os acessos móveis.

No caso dos acessos fixos este valor aumentou 0,6 pontos relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 2,2 pontos percentuais acima do período homólogo. No que respeita à banda larga móvel, a taxa de penetração cresceu 3,3 pontos no último trimestre.


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