Dias Mundiais - Telecomunicações e Sociedade da Informação


Comemora-se na próxima 4ª feira, 17 de Maio, mais um Dia Mundial das Telecomunicações, este ano subordinado ao tema “Promover a Cibersegurança Mundial“, conforme decidido pela UIT (União Internacional das Telecomunicações).

Na sequência de decisão tomada em 2005, na Cimeira Mundial da Sociedade da Informação (CMSI), este ano vai igualmente ser comemorado, em simultâneo e pela primeira vez, o Dia Mundial da Sociedade da Informação.

No 141º aniversário da UIT, a mensagem do seu Secretário Geral destaca a necessidade de consolidar uma cultura global de cibersegurança, para fazer face às ameaças do cibercrime. A segurança do ciberespaço e dos sistemas e infra-estruturas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) é assumida como factor relevante para o desenvolvimento das sociedades, atendendo ao seu papel tanto na integração dos cidadãos com necessidades especiais como em situações de emergência ou catástrofe.

A UIT vai disponibilizar, no próprio Dia Mundial das Telecomunicações, os resultados do questionário on-line sobre o nível de confiança dos cidadãos nas transacções electrónicas e a sua consciência sobre as medidas de cibersegurança, lançado a 25 de Abril.

A 17 de Maio será, também, lançado um portal sobre cibersegurança, com a informação organizada por cinco principais temas: partilha de informação sobre boas práticas e linhas de orientação; capacidades de alerta e resposta; normas técnicas e soluções industriais; abordagens legais nacionais e coordenação legal internacional; e privacidade, dados e protecção dos consumidores. Poderá igualmente ser consultada, neste portal, informação sobre comunicações electrónicas não solicitadas (spam), vírus, phishing", entre outros tópicos relacionados.

Ao nível nacional, as comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações vão decorrer na Fundação Portuguesa das Comunicações. A sessão institucional inclui uma conferência sobre as “Estórias da evolução do computador”, pelo Professor Doutor Fernandes de Almeida, e conta com a intervenção do Presidente da ANACOM e do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações. Serão seguidamente inauguradas as seguintes exposições: "Do bit ao terabyte"; “Aqui há gato” - exposição que só um cego consegue ver, de Manuel Carmo; e trabalhos sobre design inclusivo. É ainda de destacar a inauguração do novo Espaço Multimédia da Fundação.


Consulte:

Mais informação: