Reunião da Comissão de Estudos - SG 1 (Gestão do Espectro) - WP1A e WP1B - Genebra


Realizaram-se em Genebra (Suíça), de 1 a 10 de Fevereiro de 2010, as quartas reuniões dos grupos de trabalho 1A (Working Party 1A - WP1A) e 1B (Working Party 1B - WP1B) da Comissão de estudos 1 (SG1) após a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2007 (WRC-07). O WP1A trata de assuntos relacionados com Técnicas de Engenharia de Espectro e o WP1B aborda as Metodologias de Gestão de Espectro e Estratégias Económicas.

Os principais assuntos tratados pela WP1A focaram-se na questão UIT-R 221-1/1, que lida com sistemas PLT (Power Line Telecommunications). De referir que, em Setembro de 2009, a SG1 aprovou o relatório UIT-R SM.2158 que lida com a compatibilidade entre sistemas PLT e os sistemas de radiocomunicações afectados abaixo dos 80 MHz. Uma proposta de revisão editorial a este relatório é proposta pelo WP1A. Contudo, e na sequência da aprovação, por parte da UIT-T (Sector da Normalização das Telecomunicações) da Recomendação G.9960 ''Unified high-speed wire-line based home networking transceivers - Foundation'', que normaliza equipamentos PLT até aos 200 MHz, contrariamente ao estudado no relatório UIT-R SM.2158, até aos 80 MHz, é proposto que seja criado um grupo por correspondência para rever este relatório ITU-R SM.2158, com análises de compatibilidade entre sistemas PLT e os sistemas de radiocomunicação afectados dos 80 MHz aos 200 MHz, solicitando também a participação de membros do ITU-T. A Questão UIT-R 221-1 deverá ser modificada em conformidade.

O documento de trabalho com a proposta de Recomendação em PLT que está a ser desenvolvida pela WP1A foi actualizado e também foi elaborado um documento de trabalho com uma proposta para uma nova questão para estudar o impacto de ''Power Grid Management Systems'' nos serviços de radiocomunicações afectados. Foi igualmente actualizado o documento de trabalho com texto CPM sobre o item 1.22 da agenda da WRC-12, item de trabalho para verificar o efeito dos SRD nos serviços de radiocomunicação de acordo com a Resolução 953, em particular, RFIDs a operar dentro e fora das faixas designadas para aplicações ISM, de forma a garantir a protecção adequada dos serviços de radiocomunicações.

O documento de trabalho com uma proposta de relatório sobre o impacto de equipamento ISM em serviços de radiocomunicações também foi revisto. Foram ainda efectuadas pequenas propostas de modificações às Recomendações UIT-R SM.1009-1 e ITU-R SM.329-10.

Os principais assuntos tratados pela WP1B foram a revisão do documento de trabalho com uma nova proposta de Recomendação em SRD - ''Frequency Bands regionally or globally available for short-range devices (SRDs)'' e uma nova proposta de relatório sobre RFID - ''Technical characteristics, standards, and frequency bands of operation for RFID and potential harmonization opportunities''.

Sobre aspectos económicos de gestão do espectro foi revisto o relatório UIT-R SM.2012-2 ''Economic aspects of spectrum management''. Com base numa contribuição da Coreia a parte relevante do relatório ITU-R SM.2093 ''Guidance on the regulatory framework for national spectrum management'' foi revisto e a Rússia submeteu um documento a propor uma modificação ao Relatório UIT-R SM.2153 ''Technical and operating parameters and spectrum use for short range radiocommunication devices'', essencialmente para reflectir os parâmetros técnicos e o espectro disponível para SRD's na Rússia. De notar que as definições para SDR e CRS já foram desenvolvidas e publicadas no Relatório UIT-R SM.2152, aprovado em Setembro de 2009 pelo SG1.

O texto CPM para responder ao item 1.19 da agenda da WRC-12 foi revisto e discutido de forma bastante detalhada. De momento existe 1 método para possibilitar a introdução de SDR (não se altera o Regulamento de Radiocomunicações - RR) e 3 métodos para CRS (1º - não se altera o RR; 2º - não se altera os artigos do RR e proposta de Resolução a fornecer orientações para estudos futuros; 3º - não se altera os artigos do RR e proposta de Resolução sobre a utilização de CRS e a fornecer orientações para estudos futuros). O documento ''Working document towards a preliminary draft new Report on enhancing the international regulatory framework'' foi revisto, sendo de referir que os estudos desenvolvidos podem ser separados em dois assuntos, nomeadamente, estudos com sistemas terrestres tendo em vista a convergência fixo-móvel e estudos de convergência no serviço de satélite (BSS, FSS e MSS). Foi ainda revisto o texto CPM sobre este assunto.