Aferição da qualidade de serviço das redes móveis


Já estão disponíveis os últimos relatórios sobre a qualidade de serviço das redes móveis GSM em Portugal, dos operadores OPTIMUS, VODAFONE e TMN, efectuados pela ANACOM, em 2005, designados ''Estudo global'' e ''Estudo realizado nos eixos ferroviários''.

À semelhança dos estudos anteriormente desenvolvidos, a qualidade de serviço foi avaliada através da realização de testes automáticos extremo-a-extremo (permitindo, desta forma, identificar em campo a qualidade de serviço do ponto de vista do utilizador), tendo como base três indicadores de desempenho de uma rede móvel: cobertura, acessibilidade e qualidade áudio.

Relativamente ao “Estudo global”, realizado entre Setembro e Outubro de 2005, no âmbito do qual foram efectuados testes em todas as capitais de distrito do continente e nos seus principais eixos rodoviários, os resultados indicam que as redes móveis GSM apresentam bons níveis de cobertura e desempenho.

Confirmando a tendência verificada nos últimos anos, as redes móveis GSM em Portugal continuam a apresentar muito bons níveis de acessibilidade - cerca de 97% das chamadas de teste efectuadas foram estabelecidas com sucesso e decorreram de forma adequada -, não sendo detectadas diferenças de desempenho significativas entre os aglomerados urbanos e os eixos rodoviários. Quanto à qualidade áudio do serviço, o estudo conclui que cerca de 99% das chamadas de teste apresentaram valores médios de qualidade bons ou aceitáveis, mantendo-se, no entanto, a tendência de degradação deste indicador, que se vem observando desde 2002.

No que respeita ao “Estudo realizado nos eixos ferroviários”, efectuado durante Novembro de 2005 e que teve como objecto de análise os principais eixos ferroviários portugueses (Braga-Lisboa, Lisboa-Faro e Lisboa-Coimbra-Guarda), os resultados indicam que as redes móveis GSM apresentam níveis de desempenho considerados pouco satisfatórios. Em termos de acessibilidade, o estudo demonstra que apenas 61,8% das chamadas de teste foram estabelecidas com sucesso e decorreram de forma adequada, sendo que, ao nível da qualidade áudio, apenas cerca de 92% das chamadas de teste efectuadas apresentaram valores médios de qualidade bons ou aceitáveis.

Adicionalmente, conclui-se que os resultados pouco satisfatórios obtidos nos eixos ferroviários têm como principal causa as graves deficiências de cobertura do serviço que, por vezes, se traduzem numa completa ausência de sinal radioeléctrico, especialmente no percurso Lisboa-Faro.


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