Reunião do TSAG - Genebra


Realizou-se em Genebra, entre 8 e 11 de Fevereiro de 2011, uma reunião do Grupo Consultivo de Normalização das Telecomunicações da UIT (Telecommunication Standardization Advisory Group - TSAG). Os temas em debate derivaram sobretudo das resoluções aprovadas em Guadalajara (México) na última Conferência dos Plenipotenciários, realizada em Outubro de 2010.

O ponto mais controverso da reunião foi o debate em torno dos testes de Conformidade e Interoperabilidade. Tal controvérsia foi gerada essencialmente pela apresentação do documento "Elements of a business plan to implement the conformity and interoperability programme", da autoria do Sector de Normalização das Telecomunicações (UIT-T) que apresenta alguns elementos que constarão de um plano de negócios para a implementação a longo prazo do programa de conformidade e interoperabilidade. Este documento apresenta uma estimativa de custos, associados ao programa, no valor de 500 mil francos suíços (cerca de 385 mil euros) /ano. Com base nestes elementos, diversas delegações expressaram uma profunda preocupação com os recursos necessários para a implementação deste programa.

Outro ponto relevante da agenda foi a preparação da próxima Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (World Telecommunication Standardization Assembly - WTSA-12) e da Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais (World Conference on International Telecommunications - WCIT-12), que se irão realizar em Novembro de 2010.

O TSAG acordou na necessidade de serem agendadas reuniões regionais de preparação  da WCIT e da WTSA (regional preparatory meetings), que permitam esclarecer os Estados Membros sobre os principais tópicos que serão debatidos nessas conferências mundiais de 2012.

Outros assuntos debatidos pelo TSAG foram a admissão de membros na categoria "Academia", a realização de reuniões electrónicas, os prazos para a submissão de propostas e procedimentos de registo dos participantes, a acessibilidade para pessoas com deficiências e a organização do trabalho relativo a aspectos técnicos das redes de telecomunicações para apoio à Internet.