2.ª Reunião do Grupo de Preparação da Conferência de 2012 (CPM12-2) - Genebra


Realizou-se em Genebra (Suíça), de 14 a 25 de Fevereiro de 2011, a 2.ª reunião do Grupo de Preparação das Conferências (CPM) cujo objectivo é preparar a Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2012 (WRC-12). Participaram 1089 delegados, em representação de 109 Estados Membros e 69 Membros do Sector, incluindo diversas organizações internacionais. A reunião foi presidida por Albert Nalbandian.

A CPM é um fórum de debate privilegiado no qual podem participar os Membros da UIT. O resultado da CPM é um relatório que é elaborado ao longo da reunião, o qual visa ajudar as entidades envolvidas na preparação da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC); colige a informação disponível à data, proveniente dos Membros da UIT, dos grupos de estudo da UIT-R e da Comissão Especial, sobre os aspectos técnicos, operacionais e regulamentares / questões processuais relevantes para todos os itens da WRC itens da agenda. Ou seja, o relatório da CPM apresenta, para cada um dos itens da agenda da WRC-12, uma ou várias opções para responder aos quesitos conforme identificados na agenda da WRC-12.

A CPM11-2 analisou as propostas submetidas relativas a cada um dos itens da agenda da WRC-12 (sob a forma de documentos de entrada à reunião). Nalguns casos, e na sequência de prolongadas discussões, conseguiu-se reduzir o número de métodos (e texto) apresentados para responder aos quesitos colocados por item da agenda da WRC-12. Noutros, e apesar do esforço desenvolvido ao longo das duas semanas de reunião, não foi possível conseguir-se consenso e convergir já numa única solução, pelo que o relatório da CPM11-2 contempla as várias opções (por vezes antagónicas) para discussão e resolução durante a WRC-12 (23 de Janeiro a 17 de Fevereiro de 2012).

Note-se que a agenda da WRC-12 contém 25 itens específicos e 8 permanentes e abrange temas tão vastos como flexibilização na utilização de espectro, questões de partilha e compatibilidade na faixa 790-862 MHz entre o serviço móvel e outros serviços (incluindo a radiodifusão), sistema europeu de radionavegação por satélite Galileo, veículos aéreos não tripulados, aplicações aeronáuticas, novas tecnologias digitais para o serviço móvel marítimo, etc..