Um inquérito levado a cabo pela Marktest na zona de influência do retransmissor da Nazaré mostra que, no final de Setembro, 90% dos inquiridos já estavam preparados para receber Televisão Digital Terrestre, enquanto 5% tem intenção de se preparar antes do desligamento.
O sinal analógico de televisão vai ser desligado no próximo dia 13 e vai abranger no concelho da Nazaré, as freguesias de Famalicão, Nazaré e Valado de Frades, e, no concelho de Alcobaça, as freguesias de Alfeizerão e Cela.
Os dados do inquérito revelam ainda que 99% dos inquiridos conhecem ou já ouviram falar na TDT. Número idêntico de inquiridos diz ter uma ideia de quando o apagão do sinal analógico de televisão vai acontecer, sendo que 94% sabe exactamente a data do switch off, 13 de Outubro.
Sobre as alterações necessárias para fazer a migração, 95% sabe que necessita de um televisor MPEG4 ou um descodificador.
Nas freguesias de Famalicão, na Nazaré, e de Alfeizerão, em Alcobaça, as populações vão passar a receber o sinal de televisão via satélite, mas o inquérito revela que apenas 30% dos residentes nestas freguesias tem conhecimento que estas vão passar a ser zonas DTH. Nos próximos dias, a ANACOM vai entregar em todos os lares destas duas freguesias uma carta a alertar para esta mudança de forma a garantir que todos fazem a migração para a TDT atempadamente.