Fórum do Mercado Interno - Cracóvia


Teve lugar em Cracóvia (Polónia), 3 e 4 de Outubro de 2011, o Fórum do Mercado Interno organizado no âmbito da Presidência Polaca da UE, que contou com a participação de entidades públicas nacionais (da administração central e local), órgãos reguladores, instituições europeias (destacando-se a presença dos Comissários europeus M. Barnier e J. Dalli), deputados europeus e nacionais, para além de empresas e outros parceiros sociais.

O fórum teve duas sessões plenárias e um conjunto de oito workshops paralelas de que se destacam as relativas ao: "Comércio electrónico - perspectivas e desafios", "Resolução alternativa de litígios e resolução on-line - o futuro" e "Ultrapassagem do gap entre os cidadãos e o mercado interno", tendo as restantes incidido sobre "Qualificações profissionais - o potencial do Cartão Profissional Europeu", "Facilitação dos negócios - o Ponto de Contacto Único", "Colocação de trabalhadores e direitos fundamentais dos cidadãos", "Reforço do funcionamento da legislação UE sobre contratação pública" e " Implementação do mercado interno para assegurar os direitos dos cidadãos - histórias de sucesso dos Estados-Membros".

Os resultados da discussão nos oito workshops substanciaram a Declaração de Cracóvia sobre o Mercado Interno, a qual contém um conjunto de conclusões nas oito áreas identificadas (vide texto da declaração em Single Market Forum - The Krakow Declarationhttp://ec.europa.eu/internal_market/top_layer/docs/simfo-declaration-op-conclusions_en.pdf).