Conferência Mundial das Radiocomunicações 2012 (WRC-12)


Teve início a 23 de janeiro de 2012, em Genebra, Suiça, a Conferência Mundial das Radiocomunicações 2012 (WRC-12), realizada no âmbito da União Internacional das Telecomunicações (UIT), em particular do Sector das Radiocomunicações (UIT-R).

A conferência pretende analisar e rever o Regulamento das Radiocomunicações, o qual rege a utilização do espectro radioelétrico e das órbitas dos satélites. "O objetivo é assegurar que serviços de radiocomunicações fiáveis estejam disponíveis em todos os lugares e a qualquer momento, permitindo que as pessoas vivam e viajem com segurança, enquanto desfrutam de radiocomunicações de alto desempenho", referiu Hamadoun Touré, Secretário-Geral da UIT, no seu discurso de abertura.

Tarek Al Awadhi, dos Emirados Árabes Unidos, foi nomeado presidente da WRC-12, juntamente com seis vice-presidentes: Decker Anstrom (Estados Unidos da América), Eric Fournier (França), Albert Nalbandian (Arménia), Mahiddine Ouhadj (Argélia), Habeeb Al-Shankiti (Arábia Saudita) e Alan Jamieson (Nova Zelândia).

Estão registados na conferência cerca de 3000 participantes, representando cerca de 150 dos 193 Estados Membros da UIT, entre os quais Portugal. São igualmente esperados 100 observadores dos cerca de 700 membros do sector (privados) e organizações internacionais.

Serão tratadas mais de 1700 propostas, um número sem precedentes, cobrindo quase todos os serviços de radiocomunicações e aplicações. Este elevado número de contribuições demonstra a importância desta conferência para os Estados Membros e empresas do sector.

A WRC-12 decorrerá até 17 de fevereiro de 2012.


Consulte: