Dia da Internet Segura - 07.02.2012


Comemora-se hoje, 7 de fevereiro de 2012, o Dia da Internet Segura, assinalado anualmente no segundo dia da segunda semana do segundo mês do ano. Trata-se de uma organização da European Internet Safety Network (INSAFE), rede de centros de Internet mais segura, apoiada pela Comissão Europeia (CE), com o objetivo de promover a sensibilização e a consciencialização de uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

Este ano o tema é ‘Aproximar Gerações’ e o slogan ‘descobrir o mundo digital em conjunto...com segurança!’, e tal como em anos anteriores as celebrações do Dia da Internet Segura estendem-se por mais de 70 países, com eventos locais, nacionais e internacionais, como parte de um esforço global para promover uma Internet mais segura para crianças e jovens.

Em Portugal, as atividades são lideradas pelo Projeto Internet Segura, coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e envolvendo também a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) e a Microsoft Portugal. Decorrerão mais de 500 ações entre 6 e 18 de fevereiro em vários pontos do país, com o objetivo de informar e sensibilizar vários grupos da população, para além de crianças e jovens, nomeadamente seniores e pessoas com necessidades especiais. Haverá também lugar a várias ações dirigidas a pais e educadores, sobre como beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet.

Manter as crianças seguras online é uma parte fundamental do projeto Agenda Digital para a Europa. Neste sentido a CE convocou, em dezembro de 2011, uma coligação de vinte e oito empresas líderes de mercado na área, com o compromisso de alcançar uma Internet melhor e mais segura para as crianças. A esta coligação juntaram-se mais três empresas, em janeiro de 2012. As empresas comprometem-se a entregar cinco ações prioritárias que incluem: facilitar a denúncia de conteúdos prejudiciais, assegurar que as configurações de privacidade são apropriadas à idade do utilizador, oferecer opções mais amplas de controlo parental e classificação de conteúdos, refletindo as necessidades de uma geração que entra no mundo online cada vez mais cedo. Além de coordenar os esforços da indústria, a CE apresentará uma estratégia global para uma Internet mais segura para crianças na Primavera de 2012.


Mais informação: