Comité Técnico 210 - Bruxelas


Teve lugar, a 6 e 7 de dezembro de 2012, em Bruxelas (Bélgica), reunião do TC210 do Comité Europeu de Normalização (CENELEC). Este comité trata da normalização europeia da compatibilidade eletromagnética (CEM) ao mais alto nível no sector elétrico e eletrónico, coordenando os grupos que lidam com aspetos de normalização CEM de produtos específicos bem como a produção das normas básicas de CEM, genéricas e de família de produto.

Evidencia-se o voto positivo da norma (EN 50561-1) das Powerline Communications (PLC), apesar da apreciação negativa do consultor CEM Anton Kohling. A Comissão Europeia (CE) está a recolher informação para uma decisão, que será tomada muito provavelmente a nível politico.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU) mantem a defesa dos filtros notchs dinâmicos que, em seu entender, protegem a radiodifusão em onda curta (HF), apesar do argumento da intermodulação que não foi aceite. As associações representativas dos radioamadores belgas e ingleses estão a favor da norma tal como está.

Foi decidido iniciar os trabalhos de normalização dos PLC acima de 30MHz, mas só se a norma EN50561-1 tiver resultado positivo. Contudo, acima de 30 MHz não existe trabalho que demonstre que os níveis de proteção da norma EN55022 são suficientes para proteger o espetro radielétrico em relação a estes PLC.

A indústria dos smart-metering (contadores, relógios, controladores) manifestou também preocupação em relação à suspeita de interferência por PLC na faixa de 2 kHz a 150 kHz.

A CE fez-se representar por Dorota Papiewska (Diretiva EMC, 2004/108/EC) e por Javier Arregui (Diretiva R&TTE, 1999/5/EC) que a propósito do dividendo digital fizeram uma apresentação alertando para interferências na faixa dos 800 MHz, com a Finlândia a relatar problemas no Digital Video Broadcasting for Terrestrial Transmission (DVB-T2) com origem na banda larga móvel, Long Term Evolution (LTE). Alertaram ainda para a necessidade de melhorar a imunidade dos recetores nas faixas de 174-230 MHz e 470-862 MHz e de tratar as preocupantes out-of-band-emissions dos LTE, incluindo o idle-mode. São necessários novos desenvolvimentos nas normas EN55020 (norma de imunidade para recetores de radiodifusão) e EN55035 (norma de imunidade para equipamentos multimédia).

A Diretiva R&TTE está em revisão e o seu âmbito será alterado, com o artigo 3.2 a ser aplicado a todos os equipamentos que usam sistematicamente o espetro radielétrico. Consequentemente, a Diretiva CEM será aplicada somente aos equipamentos que não usam sistematicamente o espetro radielétrico.

Jean-Paul Vetsuypens (diretor de normalização do CEN-CENELEC) esteve presente no encerramento da reunião, para despedida do atual presidente, Christian Verholt, que se irá retirar e que será substituído por John Davies.

A próxima reunião será em Berlim, a 20 e 21 de maio de 2013.