ANACOM reúne com Fundos de Investimento em Londres a convite do HSBC


ANACOM foi convidada pelo banco de investimento HSBC a participar numa reunião com representantes de cerca de 100 fundos de investimento e analistas financeiros para discutir o draft de Recomendação da Comissão Europeia sobre os últimos desenvolvimentos regulatórios no acesso à fibra (mercados 4 e 5). Para além da presidente da ANACOM, apenas participarão neste evento, que se realiza hoje em Londres, os presidentes dos reguladores inglês (Ofcom) e sueco (PTS) e a Comissão Europeia.

No encontro estarão presentes praticamente todos os fundos de investimento baseados em Londres com participações no sector das telecomunicações, a que se deverão juntar investidores da Irlanda, Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos.

O objetivo deste encontro é debater o draft de Recomendação da Comissão sobre não discriminação e metodologias de custeio, explicar a posição comum europeia sobre a regulação da fibra ótica e quais as consequências da sua implementação, um tema que interessa aos Fundos de Investimento que têm participações no sector e cujo interesse em investir no desenvolvimento de redes de banda larga de nova geração na Europa pode estar dependente da posição da Comissão Europeia.

Debater este tema de forma aberta e transparente, dando resposta às dúvidas dos investidores pode dar um forte contributo para o reforço da confiança dos mesmos, renovando as apostas de investimento no sector.

Para os reguladores, este encontro servirá para darem a sua perspetiva sobre a forma como a recomendação poderá ser implementada nos respetivos países e como poderá contribuir para fomentar o investimento, promover o crescimento económico e criar emprego, em suma, cumprir a Agenda Digital.

A adoção da recomendação pela Comissão Europeia é fundamental para que a ANACOM possa avançar com a sua decisão relativamente aos mercados 4 e 5.