Consumer market study on the functioning of the market for Internet access and provision from a consumer perspective


Estudo da Comissão Europeia (CE), elaborado pela Agência para a Saúde e Consumidores, sobre o funcionamento do mercado de acesso à Internet na União Europeia (UE) na perspetiva dos consumidores.

O foco principal deste estudo incidiu na avaliação do acesso fixo à Internet, feito a partir da casa dos consumidores (via computadores ou laptops), através de prestadores de serviço de acesso à Internet (ISP) que detinham cobertura igual ou superior a 85 por cento em cada país. O estudo, realizado entre setembro de 2011 e abril de 2012 nos 27 Estados-Membros da UE, na Islândia e na Noruega, abordou as seguintes questões principais:

  • Tomada de decisão - os consumidores são capazes de tomar as decisões de compra ideais neste mercado? Quais são os principais obstáculos para a melhor tomada de decisão e que soluções devem ser previstas?
     
  • Serviço - até que ponto é que o serviço prestado responde às necessidades e às expectativas dos consumidores? Quais são os principais problemas encontrados? Quais as soluções para a resolução destes problemas?