Annual Incident Reports 2012


Relatório anual elaborado pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) sobre incidentes de cibersegurança, que reflete uma análise agregada dos 79 relatórios de interrupções graves de redes ou serviços de comunicações eletrónicas notificados pelas autoridades reguladoras nacionais ao longo de 2012.

O relatório salienta, entre outras, as seguintes conclusões:

  • a maioria dos incidentes estão relacionados com a telefonia e a Internet móveis (cerca de 50 por cento), consequentemente também os utilizadores destes serviços são afetados - cerca de 1,8 milhões de utilizadores por incidente - o que é consistente com a elevada taxa de penetração da telefonia e Internet móveis na União Europeia (UE);
     
  • os incidentes causados por sobrecarga, seguidos de falhas de energia, foram os que tiveram maior impacto em termos de número de utilizadores afetados vezes tempo de duração;
     
  • os incidentes relacionados com a sobrecarga afetaram cerca de 9,4 milhões de ligações por incidente;
     
  • os incidentes causados por fenómenos naturais (principalmente tempestades e fortes nevões) duraram mais tempo - em média cerca de 36 horas;
     
  • os incidentes mostram que os serviços de comunicações dependem fortemente de fonte de alimentação;
     
  • os fenómenos naturais (como tempestades e inundações) têm grande impacto nas fontes de alimentação dos prestadores de serviços e provocam incidentes de longa duração (em média 45 horas).