Reunião do CG Unpaired 2 GHz bands - Lisboa


Realizou-se em Lisboa (Portugal), a 9 de setembro de 2013, a segunda reunião presencial do grupo de correspondência (CG) Unpaired 2 GHz bands do grupo de trabalho de Gestão de Frequências (WGFM).

A reunião foi presidida por Cristina Reis (Portugal). Estiveram presentes 10 delegados, representando 6 administrações (Alemanha, França, Hungria, Portugal, Reino Unido e Suécia), o Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), operadores e indústria (ATOS IT Solutions e BBC).

A presente reunião foi agendada com os seguintes propósitos: 1) continuar a desenvolver o projeto de relatório da CEPT, a enviar à Comissão Europeia (CE), em resposta ao mandato da CE ''To undertake studies on the harmonised technical conditions for the 1900-1920 MHz and 2010-2025 MHz frequency bands (Unpaired terrestrial 2 GHz bands) in the EU''; 2) discutir o conteúdo do documento a preparar de acordo com o mandato, para ser colocado em consulta pública em novembro de 2013, o qual deverá incidir sobre a lista de potenciais utilizações a harmonizar para as faixas 1900-1920 MHz e 2010-2025 MHz.

O debate em torno do projeto de relatório da CEPT teve por base os contributos e comentários recebidos antes da reunião. Todas as propostas foram consideradas em detalhe e alterou-se o projeto de relatório conforme apropriado. A modificação mais significativa prende-se com a criação de uma nova secção, a qual reflete que se pretende beneficiar de sinergias entre as aplicações que compõem a lista a estudar (de acordo com o especificado no mandato), concentrando as cinco aplicações em três grupos apenas, simplificando desta forma os cenários a ter em conta e os respetivos estudos de partilha a desenvolver/completar.

O grupo trocou impressões em relação ao texto a preparar e a submeter a consulta pública, consoante requerido no mandato. Considerou-se adequado limitar o texto a submeter a consulta aos capítulos 0 (Sumário Executivo), 1 (Introdução), 2 (Enquadramento) e 3 (Utilizações alternativas, incluindo requisitos de espectro) do projeto de relatório da CEPT. Adicionalmente, considerou-se necessário preparar um conjunto de questões que deverá acompanhar o texto a colocar em consulta.

O grupo decidiu prosseguir por correspondência com a preparação do texto a submeter a consulta, com vista a desenvolver uma proposta a apresentar à próxima reunião do WGFM de 30 de setembro a 4 de outubro de 2013.