Folheto da campanha sobre Portabilidade


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''Comigo o número vai sempre atrás''

Agarre o seu número de telefone.

Conheça a portabilidade.

Posso mudar de operador sem perder o meu número de telefone?

Já pode, através da portabilidade. Esta permite ao consumidor mudar de operador mantendo o seu número de telefone. O número é exactamente o mesmo, com os mesmos 9 algarismos. A única diferença é que passará a estar associado a outro operador.

Esta opção é válida tanto para números móveis como fixos. Ao mudar de operador móvel, todo o número vai consigo. Ao mudar de operador fixo, pode manter o número desde que não abandone a sua área geográfica.

Como posso pedir a portabilidade?

Quanto tempo demora?

Para portar o seu número deve dirigir-se ao operador para onde pretende mudar-se, ficando este responsável pelo processo.

Quem pede a portabilidade aceita a possibilidade de interrupção do serviço por um período máximo de 3 horas.

Mas o tempo que decorre desde que apresenta o seu pedido de portabilidade até à conclusão de todo o processo varia. É por isso fundamental que peça esclarecimentos junto do seu novo operador.

Que dificuldades posso encontrar?

- Se possui um compromisso de permanência com o seu actual operador, deverá pagar eventuais dívidas.

- No momento de pedir a portabilidade, deve ter consigo os seus documentos de identificação. Mesmo que seja cliente de um serviço pré-pago tem de se identificar.

- Se mudar de operador do serviço móvel, deixará de poder fazer chamadas com o seu cartão inicial, mesmo que tenha saldo disponível à data da portabilidade.

Tenho de pagar pela portabilidade?

Para portar o seu número não tem de pagar nada ao prestador da rede donde sai, mas o novo prestador pode cobrar pela activação da portabilidade.

E quem me telefona passa a pagar um preço diferente?

Depende. Quem lhe telefona pode pagar o mesmo, menos ou mais do que antes. Isso varia em função da rede a que essa pessoa pertence e do tarifário correspondente.

Os operadores, fixos ou móveis, cujos tarifários possam implicar um aumento do preço das ligações para números portados estão obrigados a disponibilizar um serviço telefónico informativo sobre os preços das chamadas.

E quem me telefona pode saber que o meu número foi portado?

Pode. Através da audição de uma mensagem grátis, no início de cada chamada para um número móvel portado, identificando a rede para a qual o seu número foi transferido. Trata-se de uma facilidade que apenas se aplica nas chamadas entre números móveis. Mas se alguém não quiser ouvir essa mensagem, pode pedir ao operador móvel respectivo que a retire. Esta inibição é também gratuita.

Quem me pode dar mais informações?

Para obter mais informações sobre a portabilidade contacte os operadores ou a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Pode enviar uma mensagem para info.portabilidade@anacom.ptmailto:info.portabilidade@anacom.pt, visitar o sítio da ANACOM em www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=20850 ou utilizar o número verde 800 206 665.

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) é a entidade que regula e supervisiona o sector das comunicações.

Lisboa (Sede)
Av. José Malhoa, 12
1099-017 Lisboa
Tel.: (+351) 21 721 1000
Fax: (+351) 21 721 1001

Porto
Rua Direita do Viso, 59
4250-198 Porto
Tel.: (+351) 22 619 8000
Fax: (+351) 22 619 8001

Açores
Rua dos Valados, 18 - Relva
9500-652 Ponta Delgada
Tel.: (+351) 296 302 040
Fax: (+351) 296 302 041

Madeira
Rua Vale das Neves, 19
9050-332 Funchal
Tel.: (+351) 291 790 200
Fax: (+351) 291 790 201

Barcarena
Alto do Paimão
2745-467 Barcarena
Tel.: (+351) 21 434 8500
Fax: (+351) 21 434 8501

Pode mudar de operador sem mudar de número de telefone.

www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2 - Número Verde 800 206 665 - info.portabilidade@anacom.ptmailto:info.portabilidade@anacom.pt.