15.5. Estudo sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas


A realização de estudos é outra das formas através da qual o ICP-ANACOM faz o acompanhamento do sector. Em 2013, foram realizados pelo ICP-ANACOM dois estudos sobre o consumo de pacotes de serviços.

Um deles - estudo sobre a caracterização da adoção e do consumo de pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - concluía que mais de 70 por cento dos serviços fixos de comunicações eletrónicas, independentemente do serviço, eram adquiridos em pacote e que cerca de seis em cada 10 famílias possuiam um pacote de serviços. Concluiu-se que a esmagadora maioria dos inquiridos valorizava a contratualização de pacotes de serviços, face à aquisição isolada dos mesmos, devido a vantagens como a fatura única, a redução de preço face à compra isolada dos mesmos serviços (nomeadamente devido a descontos tais como a oferta de uma ou mais mensalidades) e a simplicidade associada ao pacote.

Em alguns casos casos, o STF adquirido em pacote era contratualizado sem que houvesse necessidade aparentemente forte de ter esse serviço, sendo o serviço menos valorizado do pacote de serviços.

O nível de concorrência no mercado dos pacotes de serviços parecia ser distinto nas diferentes regiões do país, e a penetração dos vários pacotes de serviços variava em função da demografia. Os pacotes triplos, por exemplo, tinham menor penetração nos concelhos com menos população.

O outro estudo, sobre o consumo de pacotes de serviços de comunicações eletrónicas, foi feito pela Indera, Lda. Esse estudo concluiu existirem disparidades regionais na adesão à maior parte dos serviços analisados, as quais não são explicáveis apenas pela composição sociodemográfica específica de cada região. No entanto, as variáveis sociodemográficas têm um impacto significativo sobre a adesão aos serviços e sobre o nível de informação detido sobre cada serviço.

De entre as variáveis sociodemográficas relevantes para adesão aos serviços e para o nível de informação detido sobre os mesmos sobressai o rendimento do agregado familiar.

Olhando estritamente para a adesão aos pacotes de serviços conclui-se o seguinte: (i) a probabilidade de adesão é menor para os agregados com menor rendimento, para os trabalhadores por conta própria e para os agregados familiares mais envelhecidos; (ii) as diferenças regionais não são, na sua maioria, significativas (exceto no caso dos pacotes triplos1).

Notas
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1 Comparativamente com a Grande Lisboa, a probabilidade de adesão é maior nas NUTS III Península de Setúbal, Oeste e Baixo Vouga e é menor nas NUTS III Pinhal Interior Norte, Cova da Beira, Minho-Lima, Pinhal Litoral, Tâmega, Ave, Alto Trás-os-Montes e Cávado.