Em 2013, o ICP-ANACOM continuou a prestar um importante trabalho de assessoria ao Governo no âmbito do processo de designação dos PSU.
Recorde-se que em anexo à Portaria n.º 318/2012, de 12 de outubro de 2012, foram aprovados os instrumentos dos três concursos, designadamente:
- Concurso 1 - ligação a uma rede de comunicações pública num local fixo e prestação de um serviço telefónico através daquela ligação.
- Concurso 2 - oferta de postos públicos.
- Concurso 3 - disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informação de listas.
O ICP-ANACOM coadjuvou o Governo neste processo, que culminou com a aprovação pelo Conselho de Ministros, em 18 de julho de 2013, da decisão de designação dos PSU de ligação a uma rede de comunicações pública de serviços telefónicos acessíveis ao público (à Optimus nas zonas Norte e Centro e à ZON na zona Sul e Ilhas) e de oferta de postos públicos (à PTC em todas as zonas), bem como a decisão de não adjudicação da componente relativa à lista telefónica e serviços de informações de listas por não ter sido apresentada qualquer proposta.
Nesta componente, o Governo viria a optar por um procedimento de ajuste direto para selecionar o prestador para aquele serviço, tendo solicitado ao ICP-ANACOM apoio na preparação das peças do procedimento, na instrução do mesmo e na análise da única proposta apresentada. A 8 de novembro de 2013, o serviço de disponibilização da lista telefónica e serviços de informações de listas foi adjudicado à PTC.
Apresentam-se, na tabela abaixo, os principais acontecimentos verificados desde a publicação, em outubro de 2012, dos instrumentos dos concursos destacando-se o envolvimento do ICP-ANACOM, quer por via de apoio ao júri na análise e nos procedimentos que o mesmo se encontrava obrigado a cumprir, quer na assessoria ao Governo elaborando e transmitindo análises a todas as solicitações que lhe foram dirigidas, quer ainda na definição de condições e especificações que decorrem das suas funções de regulação (estas já desenvolvidas no ponto 6.1.5).
Ano 2013 |
Evento |
30 de janeiro |
Aprovação pelo Ministro da Economia e do Emprego das propostas contidas no relatório do Júri quanto à qualificação dos candidatos. |
1 de fevereiro |
Envio aos candidatos qualificados dos convites à apresentação de propostas. |
1 de |
Publicação no sítio da Internet do ICP-ANACOM de informação referente ao SU para efeitos dos concursos com dados relativos a 2011. |
8 de |
Publicação na plataforma eletrónica da informação relativa ao despacho n.º 12/XIX/MEE/2013 que determinou a prorrogação do prazo para apresentação de propostas até ao dia 15 de março de 2013. |
15 de |
Inserção pelos candidatos na plataforma eletrónica das suas propostas (após várias iterações relativas a prestação de esclarecimento, solicitações no âmbito de «erros e omissões» e um pedido de prorrogação do prazo). |
12 de |
Júri procede à solicitação de esclarecimentos quanto às propostas apresentadas (concursos relativos ao STF e aos postos públicos). |
15 de |
Júri informa o Ministro da Economia e do Emprego que nenhuma das empresas qualificadas no concurso relativo à disponibilização da lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas apresentou qualquer proposta. |
16 de |
Apresentação pelas entidades dos esclarecimentos solicitados. |
18 de |
Júri aprova relatório preliminar de ordenação de propostas propondo PTC para a oferta de postos públicos nos três lotes; e para o STF a proposta global da Optimus que inclui lotes 1 (Norte) e 2 (Centro) e a proposta específica da ZON para o lote 3 (Sul e Ilhas). |
22 de |
ICP-ANACOM apresenta ao Governo parecer sobre o desenvolvimento do processo face a nenhum concorrente ter apresentado proposta no concurso relativo à disponibilização da lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas. |
29 de |
Publicação do Despacho do MEE com decisão de não adjudicar no concurso relativo à disponibilização da lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas, com fundamento no disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 79.º do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, e com os efeitos previstos no artigo 80.º do mesmo Código. |
6 de |
ICP-ANACOM transmite posição quanto à solicitação do Governo relativa ao procedimento associado à disponibilização da lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas. |
15 de |
Júri envia ao Governo o relatório final quanto às propostas apresentadas (na sequência de novas iterações quanto a pedidos e esclarecimentos e «erros e omissões» e após audiência prévia dos interessados) mantendo-se a ordenação de propostas já apresentada no relatório preliminar. |
18 de |
Conselho de Ministros aprova a designação dos prestadores do SU de ligação a uma rede de comunicações pública de serviços telefónicos acessíveis ao público e de oferta de postos públicos. Foi assim aprovada a proposta submetida pelo júri dos concursos, e que abaixo se sumariza: Concurso 1 - Lote 1 (norte) e 2 (centro): Optimus Comunicações, S.A.: 7 050 000,01 euros. - Lote 3 (sul): ZON TV Cabo Portugal, S.A.: 4 921 176,74 euros. Concurso 2 - Proposta única todos os lotes: PT Comunicações S.A.: 12 333 000,00 euros. |
19 de |
ICP-ANACOM aprova decisão que procede à alteração da decisão de 7 de fevereiro de 2012 quanto às especificações relativas à prestação do serviço de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas; a principal alteração decorre da redução do prazo do contrato determinada pelo Governo, que passou de cinco anos para um,, prorrogável por mais seis meses. |
9 de setembro |
Proferido o Despacho MF e MEE n.º 11699-A/2013 - adota a decisão de contratar com vista à seleção do prestador do serviço universal de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas, através de procedimento de ajuste direto, com convite a várias entidades. |
3 e 6 de |
Aprovação das peças do procedimento do ajuste direto de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas, por despacho do SEITC de 3 de setembro de 2013 e por despacho do SEF de 6 de setembro de 2013. |
13 de |
Envio às entidades dos convites para o ajuste direto de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas. |
23 de |
Apresentação de uma única proposta pela PTC relativamente ao ajuste direto de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas. |
18 de |
Adjudicação das prestações que respeitam aos concursos 1 e 2, conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 66-A/2013. |
18 de |
Deliberação do ICP-ANACOM que aprova o projeto de decisão a apresentar ao SEITC e ao SEF de adjudicação da prestação do SU de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas à PTC. |
8 de |
Adjudicação da prestação do serviço de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas à PTC, conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-B/2013. |
Fonte: ICP-ANACOM.
Conforme se pode observar na tabela acima, 2013 foi um ano marcado por uma multiplicidade de ações neste contexto. O processo de elaboração das minutas dos contratos teve início ainda em 2013 e prolongou-se por 2014.
Note-se que, de acordo com o definido nas peças do concurso, a Optimus e a ZON terão de iniciar a prestação do SU relativo ao STF no prazo máximo de seis meses após a data da assinatura do contrato e a PTC deverá iniciar a prestação do serviço de oferta de postos públicos na data da assinatura do respetivo contrato. Decorrente de desenvolvimentos já ocorridos em 2014, a Optimus e a ZON iniciaram as respetivas prestações do SU a 1 de junho de 2014 e a PTC encontra-se desde finais de fevereiro de 2014 a prestar a oferta de postos públicos no quadro do concurso.
No tocante à disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informações de listas, a PTC iniciou a prestação aquando da assinatura do contrato que ocorreu em finais de fevereiro de 2014.