Teve lugar em Genebra (Suíça), de 4 a 6 de fevereiro de 2015, a 4.ª reunião do Grupo de Trabalho do Conselho da União Internacional das Telecomunicações (UIT) sobre Recursos Humanos e Financeiros (CWG FHR). A reunião foi presidida por Bruce Gracie (Canadá).
Um dos principais pontos em discussão prendeu-se com a preparação do orçamento da União para o biénio 2016-2017. O exercício para esse período é, segundo o Secretariado da UIT, particularmente exigente tendo em conta a redução das contribuições dos Estados-Membros (EM) que foi divulgada na Conferência dos Plenipotenciários de 2014 (PP-14) e pela antecipação da realização da Conferência Mundial para o Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC) para 2017 (em vez de 2018). Alguns EM revelaram preocupações face ao orçamento preliminar apresentado, em particular face à utilização da conta de reserva e à valorização do franco suíço.
O orçamento deverá ser aprovado na próxima sessão do Conselho da UIT, que se realizará em maio 2015.
Outro assunto relevante foi a análise de fontes alternativas de receitas. Neste contexto, foi abordada a revisão de taxas relativas a International Numbering Resources (INR) e a revisão da política de isenções a membros de sector da UIT.
Foi aprovado o mandato de um grupo dedicado à revisão da política de abertura de documentos da União.
A próxima reunião do CWG FHR terá lugar em setembro de 2015.