Estudo sobre o desenvolvimento do sector postal em Portugal


Estudo desenvolvido pela EGIDE - Economia e Gestão, Associação para a Investigação e Desenvolvimento do Ensino, em parceria com o IMR - Instituto de Marketing Research, a pedido da ANACOM, que analisa o desenvolvimento do sector postal tendo em consideração as características do mercado português.

O estudo tem como foco os clientes não residenciais e os seguintes objetivos:

  • caracterizar a procura dos serviços postais;
  • caracterizar a estrutura e o funcionamento dos mercados postais;
  • identificar e caracterizar as estratégias atualmente seguidas pelos principais operadores postais;
  • analisar as diferentes questões relacionadas com a concorrência no mercado.

Os resultados do estudo são apresentados em duas partes:

  • Uma relativa aos comportamentos de utilização de produtos e serviços postais pelos utilizadores empresariais de serviços postais no curto prazo;
  • Outra relativa a caracterização e evolução, no medio prazo (2000 a 2014), dos segmentos de correio, tanto ao nível nacional como internacional, e elaboração de um modelo econométrico de previsão (2015 a 2018), utilizando os dados nacionais, para cada um dos tipos de correio (correio transacional, correio publicitário, correio editorial e encomendas).

O estudo, incluindo os respetivos pressupostos e conclusões, é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não comprometendo ou veiculando qualquer posição da ANACOM.