Estudo desenvolvido pela EGIDE - Economia e Gestão, Associação para a Investigação e Desenvolvimento do Ensino, em parceria com o IMR - Instituto de Marketing Research, a pedido da ANACOM, que analisa o desenvolvimento do sector postal tendo em consideração as características do mercado português.
O estudo tem como foco os clientes não residenciais e os seguintes objetivos:
- caracterizar a procura dos serviços postais;
- caracterizar a estrutura e o funcionamento dos mercados postais;
- identificar e caracterizar as estratégias atualmente seguidas pelos principais operadores postais;
- analisar as diferentes questões relacionadas com a concorrência no mercado.
Os resultados do estudo são apresentados em duas partes:
- Uma relativa aos comportamentos de utilização de produtos e serviços postais pelos utilizadores empresariais de serviços postais no curto prazo;
- Outra relativa a caracterização e evolução, no medio prazo (2000 a 2014), dos segmentos de correio, tanto ao nível nacional como internacional, e elaboração de um modelo econométrico de previsão (2015 a 2018), utilizando os dados nacionais, para cada um dos tipos de correio (correio transacional, correio publicitário, correio editorial e encomendas).
O estudo, incluindo os respetivos pressupostos e conclusões, é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não comprometendo ou veiculando qualquer posição da ANACOM.