Serviço Fixo de Telefone - Pré-Selecção de prestador introduzida em 1 de Julho


/ Atualizado em 21.01.2002

O acesso indirecto ao Serviço Fixo de Telefone passa a contar, a partir de 1 de Julho, com uma nova funcionalidade: a pré-selecção de prestador. Esta funcionalidade, prevista desde o ano passado no calendário da liberalização, amplia as possibilidades criadas com a selecção chamada-a-chamada (códigos 10xy, desde 1 de Janeiro deste ano), abrindo caminho a que os utilizadores deixem de marcar os códigos de selecção no encaminhamento de chamadas por prestadores de acesso indirecto.

Introduz-se, por isso, um novo elemento facilitador da relação dos consumidores com os novos serviços de telecomunicações da rede fixa, reforçando a concorrencialidade do mercado.

A pré-selecção de prestador é facultativa, não implica o cancelamento da funcionalidade de selecção chamada-a-chamada e é gratuita para o utilizador. As chamadas elegíveis serão sempre as mesmas aplicáveis à selecção chamada-a-chamada.

A partir de 1 de Julho, ao utilizador interessado bastar-lhe-á contactar o prestador da sua escolha, comunicando o desejo de pré-seleccionar o seu telefone. O prestador terá então de instalar um mecanismo de marcação automática (''autodialler'') no telefone do cliente.

A partir desse momento, e sempre que o utilizador marcar um número elegível (neste momento: chamadas interurbanas e internacionais), sem qualquer código 10xy, a chamada será encaminhada pelo prestador da escolha do consumidor.

Em 1 de Outubro, a pré-selecção deixa a sua fase interina nas redes do Porto e em Lisboa. Tal significa que deixará de ser necessária a instalação do ''autodialler''. A alteração será feita nas centrais dos operadores. A partir dessa data, e para os clientes cujo número de inicie em 21 ou 22, o procedimento mantém-se inalterado. Para a implementação desta funcionalidade bastar-lhe-á contactar o prestador da sua escolha para despoletar o processo. As características da pré-selecção mantêm-se inalteradas.

Nessa mesma data, as chamadas originadas na rede fixa e com destino a uma rede móvel (chamadas fixo-móvel) passam a ser elegíveis no acesso indirecto, tanto na modalidade selecção chamada-a-chamada como na pré-selecção.

Em 15 de Novembro, a pré-selecção chega ao resto do País, no seu formato definitivo (sem instalação de ''autodiallers'').