Assembleia de Radiocomunicações (RA 15) - Genebra


Decorreu em Genebra (Suíça), de 26 a 30 de outubro de 2015, a Assembleia das Radiocomunicações (RA 15) da UIT, que contou com cerca de 1100 participantes, entre os quais os representantes de Estados membros, agências reconhecidas, organismos científicos e industriais, representantes de organismos regionais e representantes da UIT.

No âmbito do seu mandato, a RA é responsável pela estrutura, programa e aprovação de estudos a realizar no seio do Sector das Radiocomunicações da UIT (UIT-R). Aprova, entre outros, o programa de trabalho inerente à revisão ou introdução de questões, determinando a prioridade e o calendário estimado para finalização dos respetivos estudos. A RA decide ainda sobre a necessidade de manter, extinguir ou criar grupos de estudo (SG), atribuindo a cada grupo as questões a estudar durante o ciclo de estudos seguinte.

A RA-15 teve vários objetivos, entre os quais analisar as despesas efetuadas e a estimativa dos custos incorridos na sequência das decisões tomadas pela Assembleia, examinar a estrutura e o programa de trabalho dos grupos de estudo do UIT-R e rever a lista de questões a serem estudadas e, ainda, rever os métodos de trabalho da Assembleia e dos grupos de estudos de acordo com a Constituição e Convenção da UIT. Analisou e aprovou também novas Resoluções e/ou revisões das Resoluções do UIT-R relevantes.

Dos temas debatidos na RA-15 destacam-se: i) a aprovação de novas resoluções relativas a estudos, tais como sistemas/aplicações wireless tendo em vista o desenvolvimento da Internet das coisas (IoT); ii) e as características da luz visível ou comunicações óticas para comunicações de banda larga.

Destaca-se a revisão da Resolução 1 do UIT-R efetuada pela RA-15, que contém, entre outros, os métodos de trabalho para as Assembleias de Radiocomunicações e os grupos de estudo.

Ao nível dos grupos de estudo do UIT-R, evidencia-se a aprovação da revisão da Recomendação ITU-R M.1036-4, a qual visa incluir novas canalizações para telecomunicações móveis internacionais (IMT - componente terrestre) nas faixas de frequências 694-960 MHz e 1710-2200 MHz.