Reunião do GT UPU do CERP - Copenhaga


Decorreu em Copenhaga (Dinamarca), a 15 e 16 de junho de 2016, nas instalações do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), da CEPT, a 14.ª reunião grupo de trabalho do CERP que se dedica à coordenação europeia para os assuntos da União Postal Universal - GT UPU - presidido pela Noruega. Na manhã do 2.º dia o GT UPU reuniu conjuntamente com o grupo equivalente da PostEurop, a associação de operadores postais europeus.

Esta reunião, tal como a anterior, tratou exclusivamente da preparação do 26.º Congresso da UPU, que deverá decorrer em Istambul, na Turquia, entre 20 de setembro e 7 de outubro de 2016.

O ECO, enquanto gestor dos sítios da “família” CEPT, apresentou e demonstrou algumas das ferramentas disponibilizadas aos vários comités da CEPT, que no caso concreto do GT UPU poderão ser usadas para apoio na coordenação europeia para o Congresso, assim como a experiência na sua utilização por parte de outros grupos/comités.

Foram apresentadas e discutidas as propostas mais relevantes de entre as já disponíveis no sítio da UPU, um processo que está a ser coordenado de forma muito construtiva pelo Vice-Presidente do GT UPU (Espanha).

A reforma da UPU foi uma vez mais um dos temas que mereceu maior atenção e debate, também na reunião conjunta com a PostEurop.

Foi apresentada uma proposta da Alemanha, já submetida à UPU e publicada, que pretende ser uma alternativa à proposta aprovada no Conselho de Administração (CA) de fevereiro e não uma “contra-proposta”. Considerou-se em geral positiva a existência de uma proposta alternativa à do CA, que causa muitas preocupações a vários países europeus (incluindo Portugal), ainda que alguns países duvidem de que consiga atrair apoio de outros países, nomeadamente fora da Europa - o que seria indispensável para poder ser vista como alternativa à do CA – dado não parecer introduzir suficiente mudança face à situação atual.

Foi igualmente apresentado e discutido um projeto de proposta alternativo que foi desenvolvido no seio da PostEurop, tendo por base a proposta alemã, mas tentando dar resposta a algumas preocupações expressas por outros países e constituir-se como alternativa credível à proposta do CA. Face à pouca antecedência com que este projeto de proposta foi divulgado ao GT UPU, os países não estavam em condições de manifestar uma posição consolidada sobre a mesma. Ainda assim, após uma análise preliminar e alguns esclarecimentos da PostEurop em reação a questões dos membros do GT UPU, o grupo considerou que este projeto poderia ser uma base de partida adequada para uma possível proposta alternativa à do CA, a coordenar a nível europeu e com outros países que têm manifestado preocupações semelhantes. O grupo tentará coordenar por meios eletrónicos uma proposta comum que, de acordo com as regras para apresentação de propostas ao congresso, teria que ser submetida à UPU até dia 20 de julho de 2016.

A próxima reunião terá lugar em Budapeste (Hungria), a 29 e 30 de agosto de 2016, e será a última antes do congresso da UPU.