7.ª reunião do Grupo de Trabalho Recursos Humanos e Financeiros - Genebra


Decorreu em Genebra (Suíça), de 30 de janeiro a 1 de fevereiro de 2017, a 7.ª reunião do Grupo de Trabalho Recursos Humanos e Financeiros (GT FHR) do Conselho da UIT.

Foram apresentados vários documentos de índole financeira e contabilística, realçando-se que a proposta orçamental atual é equilibrada mas existe uma elevada percentagem de custos da União direcionada para custos com pessoal. As possibilidades de geração de receita adicional estão praticamente esgotadas, ao mesmo tempo que as medidas levadas a cabo para a redução de custos já não permitem providenciar diminuições adicionais das mesmas ordens de grandeza como as que se verificaram em 2015 e 2016. Foram apresentadas e discutidas propostas para revisão dos termos de referência deste GT e de revisão profunda das metodologias atuais relativas à participação de todos os stakeholders nas atividades da UIT.

A preocupação com a segurança das instalações e dos participantes em eventos da União foi alvo de debate. Foram apresentadas opções (com os custos previsíveis) para aumento dos níveis de segurança para os níveis recomendados para as agências da Organização das Nações Unidas, sendo que a maioria dessas agências já colocou em prática essas recomendações.

A consulta sobre a modernização da conferência plenipotenciária foi apresentada e destacou-se que muitas das melhorias são técnicas e, no seu conjunto, não permitem um avanço significativo da eficiência dos trabalhos da conferência. Há questões culturais relativas ao funcionamento da União que são importantes e não é consensual que as melhorias técnicas sejam realmente úteis e que consigam alcançar aquilo a que se propõem, sobretudo no que diz respeito a meios de votação eletrónica.

Refira-se ainda a iniciativa de criação de um “Ethics Officer” e da produção de uma política de ética para a UIT.