Estudo sobre as necessidades dos utilizadores no acesso a estabelecimentos e na oferta de serviços postais


Está disponível para consulta o estudo sobre as “Necessidades dos utilizadores quanto ao acesso a estabelecimentos postais e outros pontos de acesso à rede postal”, realizado pelo Instituto de Marketing Research (IMR), a quem o trabalho foi adjudicado na sequência de concurso público lançado pela ANACOM.

Este estudo tem por objeto a identificação e avaliação das necessidades dos utilizadores de serviços postais relativamente à acessibilidade a estabelecimentos postais em Portugal, outros pontos de acesso à rede postal afeta à concessão (marcos e caixas) e ofertas mínimas de serviços, incluindo horários mínimos de funcionamento dos estabelecimentos postais.

Entre as principais conclusões do estudo destacam-se as seguintes:

a) A localização dos estabelecimentos postais não é exclusivamente concentrada nas zonas com maior capacidade para gerar negócio. Paralelamente, os movimentos de liberalização e privatização que estão a caracterizar o sector, conjugados com a diminuição de tráfego e de clientes por ponto de acesso à rede, pressionam o encerramento dos estabelecimentos postais menos eficientes, podendo gerar desequilíbrio face aos requisitos impostos pelo serviço postal universal.

b) De forma similar ao já detetado noutros países (por exemplo, Reino Unido e França), também em Portugal existem consumidores residenciais que resolvem alguns assuntos do quotidiano através dos estabelecimentos postais (por exemplo, efetuam pagamentos, aplicações financeiras, compra de produtos não postais), sendo mais prevalecentes nas zonas rurais e entre os clientes com mais idade.

c) A expedição de cartas não registadas é a principal geradora de visitas dos clientes residenciais às estações.

d) Os clientes residenciais mais jovens estão a estabelecer contacto com os operadores postais e com os estabelecimentos postais por efeito do envolvimento crescente com compras eletrónicas e consequente necessidade de receber e expedir encomendas, aumentando assim o potencial de captação destes para outros produtos e serviços.

e) São as necessidades de expedição que geram o acesso aos estabelecimentos postais por parte dos clientes empresariais.

f) Para os clientes empresariais, a necessidade de acesso aos estabelecimentos postais tende a diminuir, de forma a que cerca de 25% dos clientes prevê diminuição do tráfego de correio físico nos próximos dois anos.

g) Os clientes não valorizam os gastos com a deslocação, de forma a que, em média, apenas 5,9% dos clientes residenciais e 5% dos clientes empresariais têm perceção do gasto com a deslocação.

h) Em média, os clientes residenciais consideram adequada a deslocação de 4 km (ida e volta) para aceder a estabelecimentos postais, ainda que 50% refiram até 2 km.

i) 77,5% dos clientes residenciais e 85,1% dos clientes empresariais estão satisfeitos com as características da rede postal – não consideram necessário fazer alterações na configuração da densidade e características da rede postal atual.

j) Em média, a maioria dos clientes residenciais e empresariais rejeita uma redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos postais, seja no período da manhã ou no da tarde.

O estudo, incluindo os respetivos pressupostos e conclusões, é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não comprometendo ou veiculando qualquer posição da ANACOM.


Consulte: