Workshop on Social Media Strategy (Ad Hoc Communication Group) - junho 2017


Decorreu em Riga (Letónia), a 19 de junho de 2017, o Workshop on Social Media Strategy promovido pelo Ad Hoc Communication Group, liderado por Jonathan Duggan (ComReg). Estiveram presentes 10 autoridades reguladoras nacionais (ARN), entre as quais a ANACOM.

Das recomendações apresentadas na reunião destaca-se o seguinte:

  • As redes sociais “tradicionais” – Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube - já atingiram uma certa maturidade, permitindo uma utilização mais profissional, sendo importante que as ARN e o BEREC estejam representados e invistam nestas redes.
  • Os conteúdos a publicar devem ser planeados com antecedência, dando-se atenção à melhor altura para os publicar, criando mensagens específicas e adaptadas a cada plataforma, num formato story telling (mais propício a gerar conversa e interatividade) e com imagens.
  • Para que a presença dos reguladores nas redes sociais possa ser um sucesso é muito importante que a gestão das diferentes contas pertença a uma pessoa ou a uma equipa da área da comunicação, não pode haver várias equipas divididas por conteúdos ou redes socais. Ter uma gestão concentrada é a única forma de garantir o controlo adequado do que é transmitido nas redes sociais, bem como a necessária capacidade de reação sempre que é preciso dar respostas. Os reguladores devem comunicar a uma só voz assegurando sempre a adequada harmonização do que é publicado nos seus sítios e nas redes sociais. Isto porque será escrutinado tudo o que os reguladores dizem nos diferentes fora, sobretudo quando existem situações complicadas, sendo essencial que tudo esteja devidamente coordenado.
  • É necessária cautela com o que se coloca nas redes sociais, sendo essencial estar preparado para lidar com notícias falsas, críticas ou erros, situações em que os reguladores devem ter uma resposta rápida, com factos reais e concretos, com remissão para links nos respetivos sítios, onde a temática em causa deverá estar claramente explicitada e detalhada, preferencialmente acompanhada de Frequently Asked Questions. É também essencial ser transparente e não alimentar discussões.