Reunião do Comité Joint Board on Communication Satellite Programme - fevereiro 2020


Teve lugar a 3 e 4 de fevereiro de 2020, em Noordwijk, Holanda, a 240.ª reunião do Comité Joint Board on Communication Satellite Programme da ESA.

Foi apresentado e aprovado o plano de trabalhos do Programa Future Preparations (FP), o qual prevê nomeadamente as seguintes atividades, de interesse quer para a Academia quer para a indústria espacial: GEO Orbital Debris Threat Assessment (com o advento das megaconstelações, é necessário avaliar qual o impacto que os potenciais detritos espaciais em órbita baixa poderão causar nos satélites geostacionários), Multi-Service Missions Opportunities (avaliar a oportunidade que representa o desenvolvimento de plataformas espaciais que oferecem uma miríade de aplicações) e Spectrum Monitoring Mission Feasibility Assessment (avaliação da possibilidade de se desenvolverem instrumentos e estações de monitorização de sistemas de satélites de órbita baixa em zonas do espectro radioelétrico nas bandas ku (14/12 GHz) e ka (30/20 GHz).

Foram aprovados o plano estratégico para o Programa “Space for 5G”, o workplan para o Programa Business Application Space Solutions (BASS).

Foram debatidos outros temas, nomeadamente o rolling workplan for kick-start activities (BASS) e as propostas de projeto NOVACOM I (OneSat da Airbus/Inmarsat) e NOVACOM II (Space Inspire da Thales Alenia Space), projetos estes que se referem ao desenvolvimento de sistemas de satélites geostacionários full-electric de 3 toneladas de massa, para oferta de radiodifusão e Internet.

Relativamente à iniciativa Kick-start activity, estabelecida para promover a entrada de pequenas empresas na atividade espacial, foi reportado o imenso sucesso que está a encontrar nos vários Estados-Membros. Esta observação é coerente com a experiência de Portugal, onde desde 2017 se tem observado um ritmo crescente da parte das start-ups nacionais, incubadas quer em Coimbra quer em Lisboa, no envolvimento em atividades espaciais. O mecanismo deste programa assenta na identificação de 4 grandes temas por semestre (por exemplo, inteligência artificial, realidade aumentada, cibersecurity, people mobility), podendo cada projeto estar focado em aspectos específicos dentro de cada grande tema.

A próxima reunião decorrerá a 12 e 13 de maio de 2020, no campus da ESA, no Reino Unido.