Reunião do ECC WG FM PT22 - março e abril 2020


Decorreram a 31 de março e 2 de abril de 2020, por videoconferência, reuniões da Equipa de Projeto 22 (PT22) do WG FM da CEPT relativa à monitorização e controlo do espectro e enforcement.

Estiveram presentes 20 países e 5 organizações [Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), Agência Espacial Europeia (ESA), European Meteorological Services Network (EUMETNET), EUROCONTROL e União Internacional das Telecomunicações (UIT)], e duas companhias (Rohde & Schwarz e Ruckus Wireless), num total de 44 delegados.

Entre outros assuntos, foram analisados os resultados das respostas ao questionário das interferências relativo a 2019, em que se verifica um aumento significativo do número de interferências, principalmente nas redes móveis públicas. A ESA, reportou a existência de inúmeras interferências na faixa dos 1400-1427 MHz, na qual não deveriam existir emissões, causadas por equipamentos de baixo custo não conformes com as normas, normalmente, câmaras de videovigilância e emissores de vídeo, vendidos em websites orientais. Sobre o mesmo tema, a EUROCONTROL mostrou preocupação pelo aumento de interferências no sistema global de navegação por satélite (GNSS), vulgo sistema global de posicionamenteo (GPS), o qual é muito importante para a aviação; por último, a Finlândia descreveu casos de interferências num equipamento específico da aviação, na faixa dos 4050-4350 MHz, causadas por amplificadores de mastro de televisão.

A Alemanha apresentou um primeiro conceito teórico para a medição do diagrama de radiação de antenas 5G, com recurso a drones, o qual não foi ainda possível testar numa situação real. A Bélgica apresentou o seu método de testes de pré-conformidade para os equipamentos de rede local via rádio (RLAN), vulgo Wi-Fi.

Por último, foi efetuado um ponto de situação sobre a utilização de drones pela Administração francesa, a qual usa diferentes tipos de aeronaves, operados pelos seus técnicos, seja para recolher imagens dos equipamentos instalados em mastros, seja para fazer medições de sinais de rádio frequência, a qual se tem verificado ser muito útil, não tendo até esta data tipo problemas com o seu uso em zonas de campos eletromagnéticos fortes.

A próxima reunião, caso a situação mundial o permita, irá decorrer na sede do regulador sérvio, o Regulatory Agency for Electronic Communication Networks and Services (RATEL), em Belgrado, previsivelmente de 29 de setembro a 2 de outubro de 2020.