Aferição da Qualidade de Serviço das Redes Móveis - QoS-GSM 2003


/ Atualizado em 16.05.2007

As redes móveis GSM dos operadores Optimus, TMN e Vodafone apresentam um bom nível de cobertura e desempenho, conclui o estudo de  aferição da qualidade de serviço das redes móveis GSM (QoS-GSM), realizado, pelo quarto ano consecutivo, pela ANACOM.

Foram analisados os três indicadores habituais - cobertura, acessibilidade e qualidade áudio - sendo utilizada metodologia idêntica à dos anteriores estudos da ANACOM, embora com inovações ao nível do cálculo da amostra, por forma a garantir que os resultados obtidos reflectem o comportamento global das redes móveis.

Em termos de qualidade áudio, verificou-se uma ligeira degradação em relação aos anos anteriores, ainda assim com 99% das chamadas de teste a apresentarem valores médios de qualidade áudio bons ou aceitáveis. No que toca à acessibilidade, não se notaram diferenças significativas entre os eixos rodoviários e aglomerados urbanos. Por último, registaram-se bons níveis relativamente ao indicador cobertura.

O estudo, que decorreu entre 3 de Novembro e 9 de Dezembro de 2003, envolveu um total de 14.790 chamadas de teste, efectuadas em todas as capitais de distrito do continente, alargando a área de recolha às regiões metropolitanas de Lisboa e Porto, bem como aos principais eixos rodoviários do continente. Assim, a amostra populacional corresponde a 40% do total da população portuguesa.


Consulte:

Consulte nota de imprensa: