2.ª reunião do WP6A - outubro 2021


Decorreu de 18 a 26 de outubro de 2021, a 2.ª reunião anual do Grupo de Trabalho 6A (WP 6A), cujas atividades compreendem todas as matérias relacionadas com sistemas de radiodifusão terrestre.

Estiveram presentes na reunião 105 delegados de 38 Administrações e 46 representantes da indústria, universidades e outras organizações.

Em matéria de radiodifusão televisiva digital, destaca-se uma contribuição da China sobre a tecnologia 5G NR multicast and broadcast service (5G NR MBS), também referida como 5G Broadcast.

A tecnologia 5G NR MBS pode fornecer a transmissão eficiente de vários serviços, como programas de rádio e televisão, em dispositivos móveis 5G. Para verificar o desempenho do 5G NR MBS, o operador China Broadcast Network efetuou no passado um conjunto de testes na cidade de Pequim. Durante a reunião de outubro de 2021, a China informou que se encontrava também a realizar testes em Shanghai através da utilização de uma estação situada numa torre com cerca 320 metros de altura, que emitia com uma potência elevada, complementada com estações emissoras, situadas nas redondezas da torre, que emitiam com potências mais reduzidas.

Sobre estes testes, a China referiu ainda que a estação principal situada na torre, em Shanghai, emitia na faixa dos 700 MHz, utilizando 30 MHz de largura de banda para o efeito e garantindo uma cobertura de cerca de 15 km. O modo de funcionamento desta estação estava limitado exclusivamente à transmissão descendente (downlink-only) e o bitrate máximo alcançado era de 40 Mbit/s, dependendo das configurações da estação. Relativamente às estações de baixa potência em redor da torre, o modo de funcionamento destas estações continha a transmissão descendente (downlink) e ascendente (uplink), utilizando também 30 MHz de largura de banda quer para o downlink quer para o uplink.

Outro acontecimento pertinente ocorrido durante a reunião foi a falta de consenso relativamente à aprovação de vários documentos relevantes, relacionados com o item 1.5 da agenda da WRC-23. Este item 1.5 da agenda da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23) indica a necessidade de rever a utilização do espectro e as necessidades de espectro dos serviços existentes na faixa de frequências 470-960 MHz na Região 1, bem como de considerar possíveis ações regulatórias na faixa de frequências 470-694 MHz na Região 1 com base numa revisão em conformidade com a Resolução 235 (WRC-15).

Com efeito, existia a expectativa e o objetivo de, durante a reunião de outubro de 2021 do WP 6A, aprovar a versão final dos seguintes documentos (para posterior envio ao SG 6):

  • nova versão do relatório ITU-R BT.23021;
  • nova versão do relatório ITU-R BT.23012.

No que respeita ao relatório ITU-R BT.2301, as Administrações dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita propuseram novas alterações ao documento, indicando que a ocorrência de interferências entre os serviços de radiodifusão e de banda larga móvel nas bandas dos 700 e 800 MHz estavam associadas à formação de ductos e que apenas ocorriam em locais que se situavam a poucas dezenas de quilómetros de distância dos emissores, sendo muito limitadas ou até praticamente inexistentes. As alterações propostas pelos Emiratos Árabes Unidos e pela Arábia Saudita mereceram a discordância de vários países, entre os quais Portugal, que consideraram que as mesmas não eram apropriadas nem estavam sustentadas por quaisquer dados ou factos, não tendo sido providenciada, por parte das Administrações dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, quaisquer informações ou casos concretos que pudessem ser analisados e que permitissem eventualmente chegar a tais conclusões.

Relativamente ao relatório ITU-R BT.2302, foram também realizadas propostas de alteração ao documento por parte das Administrações dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, nomeadamente ao conteúdo e dados associados a diferentes países, bem como algumas definições e conclusões presentes no documento. Estas alterações mereceram novamente a discordância de vários países sendo que, devido à falta de tempo, apenas uma pequena parte das modificações propostas foi discutida pelo grupo.

A próxima reunião da WP 6A está prevista para março de 2022, sendo que existe uma probabilidade elevada que a mesma volte a ter lugar presencialmente, em Genebra (Suíça). Encontra-se ainda por definir como será disponibilizado o acesso remoto à reunião, visto alguns membros do WP 6A terem manifestado a sua preocupação e provável indisponibilidade para comparecer fisicamente em Genebra, face à continuação da existência da pandemia COVID-19.

Notas
nt_title
 
1 Este relatório tinha sido atualizado de forma a incluir informações mais completas, na sequência das respostas recebidas no questionário sobre a utilização e necessidades de espectro para a radiodifusão.
2 Este relatório tinha sido atualizado de forma a incluir informações mais completas, na sequência das respostas recebidas no questionário sobre casos reais de interferências entre os serviços de radiodifusão e de banda larga móvel nas bandas dos 700 e 800 MHz.