8.ª reunião da CPG PTA - maio 2023


Decorreu entre 2 e 5 de maio de 2023, em Bruxelas (Bélgica) e online, a 8.ª reunião da Equipa de Projeto A da CPG (Conference Preparatory Group Project Team A), presidida por Stephen Talbot (Reino Unido) com 142 participantes inscritos.

O grupo de trabalho CPG PTA é o responsável por todos os assuntos científicos, gerais e pela agenda da próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23), tendo por missão, entre outros, endereçar os itens 1.12, 1.13, 1.14, 2, 4, 8, 9.1a, 9.1c, 9.1d, 10 da agenda da WRC-23 e os estudos no âmbito da resolução 655 (WRC-15), preparando as posições comuns europeias (ECP), e coordenando as posições da CEPT (The European Conference of Postal and Telecommunications Administrations) nas reuniões da ITU-R (International Telecommunication Union Radiocommunications Sector), na RA-23 (Radiocommunication Assembly) e junto de outros grupos regionais.

Nesta reunião foram finalizadas cinco ECPs para aprovação final na 8.ª reunião da CPG23 que se realizou em maio, sobre os seguintes itens da agenda:

1. Agenda Item 1.14 – Serviço de exploração da Terra por satélite (EESS) com sensores passivos nos 250 GHz.

Este item solicita a revisão das faixas de frequências atribuídas ao serviço EESS com sensores passivos no intervalo 231.5-252 GHz e possíveis novas atribuições primárias, essenciais nas previsões meteorológicas para fazer face às consequências das alterações climáticas.

Foi proposta uma nova atribuição primária para o serviço EESS (passivo) nas sub-faixas 239.2-242.2 GHz e 244.2-247.2 GHz (faixas ideais para a operação destes sensores). Esta atribuição para o serviço EESS (passivo) é possível através da realocação dos serviços fixo e móvel da faixa 239.2-241 GHz para a faixa 235-238 GHz, evitando constrangimentos nestes serviços. Com esta alteração os serviços fixo e móvel conseguem uma atribuição adicional de espectro de 3 GHz, compensando a perda de 1.8 GHz na faixa 239.2-241 GHz, ficando assim com 7.7 GHz de espectro contínuo (231.5-239.2 GHz).

2. Agenda Item 9.1a – Sensores de meteorologia espacial

Identificação de requisitos de espectro e respetivas condições técnicas e regulamentares para as aplicações space-weather sensors, a serem identificadas como um sub-serviço do serviço MetAids (nos artigos 1 e 4 do RR). Esta reunião do PTA discutiu as faixas de frequências preferenciais para este serviço baseado nos sensores já utilizados atualmente e a sua priorização para os estudos de compatibilidade.

3. Agenda Item 9.1d - EESS com sensores passivos nos 37 GHz

Proteção do serviço EESS (passivo) face às emissões de sistemas não geostacionários do serviço fixo por satélite (NGSO FSS) na faixa 36-37 GHz (em particular o sensor CIMR - Copernicus Imaging Microwave Radiometer), através da implementação de limites de emissão nas estações NGSO FSS a operar na banda 37.5-38 GHz, a uma altitude entre 407 km e 2000 km.

4. Agenda Item 4 (resolução 804) - guia para estabelecer agendas para as Conferências Mundiais de Radiocomunicações - este guia facilita a introdução de um novo serviço em bandas que já tenham serviços incumbentes, ao limitar as opções sugeridas;

5. Agenda Item 9.1 (resolução 655) - definição da escala de tempo e do envio de sinais de tempo através dos sistemas de radiocomunicações. Estiveram ainda em discussão as novas faixas de frequências propostas para a monitorização da temperatura do oceano (SST - Sea Surface Temperature). Este é um assunto relevante para Portugal, sendo o objetivo principal conseguir espectro exclusivo para o serviço de exploração da terra por satélite (aplicações SST), não partilhado com o IMT (International Mobile Telecommunications) ou com as RLAN (Radio Local Access Networks). Este serviço tem a sua faixa preferencial no intervalo 6-7 GHz e, se esta faixa for partilhada pelo IMT ou RLANs, as zonas de exclusão em que não se conseguem medidas fidedignas vão de 500 km a 2000 km, medidas a partir da costa. Face à importância deste assunto alargou-se a faixa de frequências em análise para o intervalo 4-9 GHz.

A próxima e última reunião do PTA antes da WRC-23 realiza-se no início de setembro, onde serão aprovadas as restantes ECPs ainda em finalização.