CPG07- PT3


/ Atualizado em 28.05.2007

Este grupo trata de questões relacionadas com a atribuição de espectro e/ou critérios de partilha de faixas de frequências relativos ao serviço móvel aeronáutico, ao serviço fixo e ao serviço fixo por satélite, cujos itens da WRC-07 atribuídos são o 1.5, 1.6, 1.8, 1.18, 1.19 e 7.1:

 
Item 1.5:
Considerar as necessidades de espectro e a possível atribuição de faixas de frequências adicionais para telecomando aeronáutico e para telemetria aeronáutica de débito elevado, em conformidade com a Resolução 230 (WRC-03).

 
Coordenador da CEPT:
Vitor Glushko, da Federação Russa.

 
Considerações prévias:
Este item da agenda reporta a assuntos relacionados com os requisitos de espectro do serviço móvel aeronáutico, da promoção do actual estatuto secundário do serviço móvel, da possível atribuição de espectro adicional para aplicações do serviço móvel aeronáutico por forma a acomodar as solicitações de espectro para a implementação de aplicações de telemetria e telecomando aeronáutico, em banda larga, no intervalo entre os 3 e os 16 GHz e, caso necessário, entre os 16 e os 30 GHz.

 
Questão 1:
Considerar as necessidades de espectro para satisfazer os requisitos de banda larga para telemetria e telecomando móvel aeronáutico acima dos 3 GHz.
 

A CEPT apoia a identificação de espectro até 105 MHz, limitado a ensaios de voo.

 
Questão 2:
Rever o estatuto secundário das atribuições do serviço móvel nas faixas entre os 3 GHz e os 16 GHz com vista à sua actualização para primário, tendo por objectivo a implementação de aplicações de banda larga para telemetria e telecomando aeronáutico.
 

A CEPT não identificou nenhuma atribuição de espectro do serviço móvel, actualmente com estatuto secundário, no intervalo entre os 3 e os 16 GHz, para aplicações de banda larga para telemetria e telecomando, que pudesse ter o seu estatuto alterado para primário.

 
Questão 3:
Considerar a possibilidade de atribuições adicionais ao serviço móvel, incluindo móvel aeronáutico, numa base primária, na faixa de frequências 3-16 GHz para a implementação de aplicações de banda larga para telemetria e telecomando aeronáutico.
 

A CEPT, após os estudos efectuados, apoia a atribuição de espectro adicional ao serviço móvel aeronáutico (AMS), com estatuto primário na faixa dos 5 GHz, para as aplicações de telemetria e telecomando.

 
Questão 4:
Designar atribuições existentes do serviço móvel entre os 16 e os 30 GHz para aplicações de banda larga para telemetria e telecomando aeronáutico.
 

A CEPT não vê necessidade de se efectuar estudos para as faixas acima dos 16 GHz.

Relativamente à possibilidade de se identificar espectro para o serviço móvel aeronáutico (AMS) destinado a aplicações UAV (Unmanned Aerial Vehicles), a CEPT defende que qualquer nova atribuição deve ser limitada a 'ensaios de voo'.
 

Brief preliminar: Download de ficheiro Draft Brief 1.5 (CPG, Abr-2007)
 
ECP: Download de ficheiro Draft ECP 1.5 (CPG, Fev-2007)
 

 
Item 1.6:
Considerar atribuições adicionais para o serviço móvel aeronáutico (R) em certas partes das faixas entre 108 MHz e 6 GHz, em conformidade com a Resolução 414 (WRC-03) e estudar as actuais atribuições de faixas de frequências para satélites, que apoiarão a modernização dos sistemas de telecomunicações da aviação civil, tendo em conta a Resolução 415 (WRC-03).
 

Coordenador da CEPT: John Mettrop, do Reino Unido.
 

Considerações prévias: A identificação destas faixas deverá ser feita em faixas actualmente atribuídas a serviços aeronáuticos.
 

Relativamente à Res.414:

 
A CEPT apoia a atribuição de espectro adicional nas faixas 112-117.975 MHz, 960-1164 MHz, com preferência para as aplicações de longa distância; apoia a atribuição de espectro na faixa dos 5 GHz, com preferência para aplicações de curta distância, isto é, nos aeroportos, sujeito à consideração de que os estudos englobem sistemas não padronizados pela ICAO (por exemplo os JTIDS/ MIDS), ou que estas novas atribuições possam vir a ser limitadas a sistemas ICAO, por forma a evitar eventuais futuros problemas de compatibilidade.

A CEPT defende que o sistema MLS (Microwave Landing System) deve manter a prioridade na faixa 5030-5091 MHz.
 

Relativamente à Res.415:
 
A CEPT não vê necessidade de se atribuir novas faixas para o serviço móvel aeronáutico por satélite (AMSS) nem considera necessário atribuir espectro do MSS na banda L para suporte de telecomunicações da aviação civil.
 

Brief preliminar: Download de ficheiro Draft Brief 1.6 (CPG, Abr-2007)
 
ECP: Download de ficheiro Draft ECP 1.6 (CPG, Abr-2007)
 

 
Item 1.8:
Analisar os resultados dos estudos da UIT-R sobre as disposições técnicas de partilha e regulamentares aplicáveis a estações colocadas em plataformas de alta altitude operando nas faixas 27,5-28,35 GHz e 31-31,3 GHz, em resposta à Resolução 145 (WRC-03), e a estações colocadas em plataformas de alta altitude operando nas faixas 47,2-47,5 GHz e 47,9-48,2 GHz, em resposta à Resolução 122 (Rev.WRC-03).
 

Coordenador da CEPT: Bruno Espinosa, da França.
 

Considerações prévias: Neste item considerar-se-ão os resultados dos estudos sobre os limites de potência aplicáveis às HAP's na faixa 40-50 GHz para facilitar a partilha com os receptores das estações espaciais nas faixas mencionadas, bem como as condições de utilização das faixas 27,5-28,35 GHz e 31-31,3 GHz pelas HAP's no âmbito do serviço fixo assegurando-se a protecção do serviço de Radioastronomia, do EESS (passivo) e do SRS (passivo) na faixa 31,3-31,8 GHz. Em concreto, este item envolve duas questões distintas:
 

Questão 1: Sobre a Resolução 122 (rev.WRC-03): Utilização das faixas 47,2-47,5 GHz e 47,9-48,2 GHz pelas HAP's no âmbito do serviço fixo.

Estão em análise duas possibilidades: ou modificar esta Resolução de modo a facilitar a partilha entre sistemas HAP's e outros serviços/sistemas do serviço fixo em situações transfronteiriças; ou substituir a Res.122 por uma nova Resolução que trate os procedimentos de coordenação entre as HAP's e outros serviços no âmbito das disposições do Artigo 9 do RR.
 

Questão 2: Sobre a Resolução 145 (WRC-03): Utilização das faixas 27,5-28,35 GHz e 31-31,3 GHz pelas HAP's no âmbito do serviço fixo.

Analisa-se a possibilidade de facilitar a atribuição de espectro nos 28 GHz nos países da Região 1. No entanto, deve-se assegurar a protecção dos serviços científicos espaciais na faixa dos 31 GHz.
 

Brief preliminar: Download de ficheiro Draft Brief 1.8 (CPG,Abr-2007)
 
ECP: por publicar
 

 
Item 1.18:
Rever os limites de potência à superfície da Terra (pfd) na faixa 17,7-19,7 GHz aplicáveis aos sistemas de satélites utilizando órbitas altamente inclinadas, em conformidade com a Resolução 141 (WRC-03).
 

Coordenador da CEPT: Bruno Espinosa, da França.
 

Considerações prévias: Pretende-se analisar o resultado dos estudos técnicos com vista a determinar os valores de densidade de fluxo de potência (pfd) que protejam adequadamente o serviço fixo das emissões dos satélites não geostacionários de órbitas altamente inclinadas (HIO, Highly Inclined Orbits). Os estudos efectuados na UIT-R e por algumas Administrações demonstram que os actuais limites incluídos no Artigo 21 do Regulamento das Radiocomunicações não são adequados para proteger o serviço fixo nesta faixa.

 
Brief
preliminar:
 Download de ficheiro Draft Brief 1.18 (CPG, Abr-2007)
 
ECP: Download de ficheiro Draft ECP 1.18 (CPG, Abr-2007)
 

 
Item 1.19:
Considerar os resultados dos estudos da UIT-R relativos às necessidades de espectro para sistemas de satélites de banda larga globais, por forma a identificar possíveis faixas de frequências globais harmonizadas para o serviço fixo por satélite para aplicações de Internet, e considerar as disposições regulamentares/técnicas apropriadas, tendo também em conta o Número 5.516B do Regulamento das Radiocomunicações.
 

Coordenador da CEPT: Bharat Dudhia, do Reino Unido.
 

Considerações prévias: Pretende-se identificar os requisitos de espectro a nível global para sistemas de satélites de banda larga e, tanto quanto possível, identificar faixas de frequências que poderão servir para implementar este tipo de sistemas. Outro aspecto é analisar se haverá necessidade de se proceder a alterações regulamentares e técnicas para a introdução deste tipo de aplicações.
 

Brief preliminar: Download de ficheiro Draft Brief 1.19 (CPG, Abr-2007)
 
ECP: Download de ficheiro Draft ECP 1.19 (CPG,Abr-2007)
 

 
Item 7.1:
Considerar e aprovar o relatório do Director do Departamento das Radiocomunicações (BR) da UIT sobre as actividades do Sector das Radiocomunicações (UIT-R) desde a WRC-03, bem como sobre quaisquer dificuldades ou inconsistências encontradas na aplicação do Regulamento das Radiocomunicações e sobre a acção em resposta à Resolução 80 (Rev.WRC-2000).
 

Coordenador da CEPT: Steve Bond, do Reino Unido.
 

Considerações prévias: Este item contempla duas questões distintas:
 

Questão 1: Possível planeamento da faixa 21,4-22 GHz para o BSS:

 
Para se poder decidir sobre a necessidade de planear a faixa dos 22 GHz para o serviço de radiodifusão por satélite (BSS), é essencial assegurar a protecção dos serviços existentes e planeados, bem como a não colocação em risco da actual abordagem flexível da utilização dos recursos de órbita/espectro na faixa 21,4-22 GHz. A priori, não há necessidade de tornar esta faixa sujeita a um plano de radiodifusão por satélite similar ao Ap.30.
 

Questão 2: Definição de HEO:

 
Quanto ao tema da definição de sistemas HEO (Highly Elliptical Orbit), este foi discutido amplamente na WRC-03, mas não se chegou a nenhuma conclusão satisfatória. Por essa razão, aquela Conferência solicitou à UIT-R que aprofundasse este assunto para decisão na WRC-07, sob a perspectiva da definição do tipo de órbita e não pela óptica dos sistemas de satélites.
 

Brief preliminar: Download de ficheiro Draft Brief 7.1 (BSS-21GHz) (CPG, Abr-2007), Download de ficheiro Draft Brief 7.1 (HEO) (CPG, Abr-2007)
 
ECP: por publicar