Grupo Consultivo das Radiocomunicações (RAG) - Genebra


/ Atualizado em 28.07.2006

(Última actualização - 19.1.2005)

Realizou-se de 22 a 26 de Novembro, em Genebra, Suíça, a décima segunda reunião do RAG, liderada pelo seu presidente, o canadiano Bruce Gracie.

O RAG notou com apreensão que nos últimos sete anos o orçamento do Sector das Radiocomunicações da UIT (UIT-R) tem vindo a sofrer reduções, situação que pode ser considerada alarmante, uma vez que presentemente o Departamento das Radiocomunicações (BR) da UIT possui os recursos mínimos para realizar as tarefas que lhe estão cometidas, apesar dos esforços desenvolvidos para aumentar a eficiência dos processos e melhorar os métodos de trabalho. O RAG aconselhou o Director a incluir informação adicional aquando da apresentação desta questão ao Conselho.

Presente no encontro, o Director do BR informou que, face ao orçamento disponível para a UIT-R em 2005, o Departamento não dispõe dos recursos necessários para pôr em prática algumas obrigações decorrentes da Resolução 115 da Conferência de Plenipotenciários (PP02, Marraqueche), em particular no que respeita à introdução das três línguas oficiais e de trabalho adicionais (árabe, chinês e russo).

O RAG vai por isso recomendar a criação de um período de transição em 2005. Os grupos das línguas árabe, chinesa e russa serão convidados a nomear, com carácter temporário, um representante para o Coordination Committee for Vocabulary (CCV).

Além do Director do BR, participou nesta reunião o presidente do Grupo Consultivo do Sector da Normalização das Telecomunicações (TSAG).

Estiveram presentes nos trabalhos do RAG 91 participantes, em representação de 41 Estados-membros, 9 operadores reconhecidos, duas organizações científicas ou industriais, a Agência Espacial Europeia, a União Internacional dos Radio Amadores e a Telecomunidade Ásia-Pacífico (Asia-Pacific Telecommunity ? APT).

A próxima reunião do RAG ficou provisoriamente agendada para Novembro de 2004.