Assembleia Geral - Nice


/ Atualizado em 26.07.2006

Teve lugar em Nice (França), nos dias 28 e 29 de Março, a 47.ª Assembleia Geral (AG) do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI).

O ponto alto da reunião consistiu na nomeação de Walter Weigel como próximo director-geral do ETSI, sucedendo assim a Karl Heinz Rosenbrock. O candidato de nacionalidade alemã foi, assim, aquele que recebeu mais votos por parte da AG, tendo os outros candidatos a este cargo - Adrian Scrase e Alan McLaughlin, ambos do Reino Unido - ficado em 2.º e 3.º lugar, respectivamente.

Na reunião, foram apresentados e aprovados os seguintes documentos:

  • Acta da 46.ª Assembleia Geral do ETSI;
     
  • Lista de candidaturas a novos membros do ETSI, chamando-se a atenção para o facto de uma organização brasileira ter aderido como observadora;
     
  • Relatório do Comité Financeiro, Relatório do Auditor e Relatório Anual (correspondente ao ano de 2005) do ETSI. Quanto ao défice financeiro apresentado nestes relatórios (o primeiro na história do ETSI), foi explicado à AG que isso se deve, em grande parte, aos atrasos nos pagamentos por parte da Comissão pelos diversos serviços prestados pelo ETSI;

    - Documento relativo às alterações dos poderes e competências da Direcção, o qual sofreu apenas uma pequena modificação na recomendação patente na última frase do parágrafo, introduzindo-se a seguinte formulação: ''Advise Director-General concerning decisions on the creation, progress and cessation of ISGs''.

Foi também aprovada, por maioria (embora com o voto contrário de Portugal), a proposta de aumento de unidades contributivas a impor às administrações e às empresas que fazem parte do ETSI.

Nesta AG, foi apresentado o relatório da Direcção do ETSI por parte do respectivo Presidente, Francisco da Silva, assim como o denominado ''Progress Report'', por intermédio do director-geral, Karl Heinz Rosenbrock. A AG tomou ainda nota da apresentação dos documentos relativos ao orçamento do ano de 2006 e às informações mais recentes sobre o seu estado actual, assim como às linhas de orientação para o orçamento de 2007. Naquilo que concerne à questão da definição do termo ''Open Standard'', e após acesa discussão, na qual se questionou a necessidade desta definição, a Assembleia Geral aprovou, por maioria, a proposta que fosse o ETSI a definir o termo, encarregando o respectivo secretariado de o definir e de transmitir o consequente projecto de definição (''draft'') à Direcção, afim que o mesmo continue o seu processo de elaboração até à próxima Assembleia Geral, na qual serão apresentados os resultados obtidos.

Foram igualmente abordados os grandes projectos liderados pelo ETSI actualmente, os quais se prendem, nomeadamente, com o projecto Third Generation Partnership (3GPP) e com actividades relativas ao desenvolvimento das redes de próxima geração (Next Generation Networks - NGN).

No ponto da agenda dedicado ao tema das relações internacionais e de cooperação com outros organismos, procedeu-se à apresentação dos acordos que o ETSI está actualmente a negociar e dos account managers designados para o efeito. Ainda no âmbito deste ponto, procedeu-se à apresentação dos seguintes parceiros: GSA (Global Mobile Suppliers Association) e UMTS Forum.

A Assembeia Geral aprovou por unanimidade as alterações propostas aos Estatutos do ETSI respeitantes ao âmbito global e assuntos ICT. No âmbito da eleição do representante das pequenas e média empresas na Direcção do ETSI, foi nomeado o candidato italiano Massimo Actis Dato (da Uninfo, Itália) em detrimento do candidato de nacionalidade francesa - Frederic Onado (da SPiDCOM Technologies).

A próxima Assembleia Geral do ETSI terá lugar em Nice, nos dias 21 e 22 Novembro 2006.