Estudo de aferição da qualidade de serviço das redes móveis GSM (2002)


Teve início em 18 de Fevereiro de 2002, através do desenvolvimento das primeiras medidas no terreno, o 3º estudo promovido pela ANACOM para aferição da qualidade de serviço das redes móveis GSM (QoS GSM).

O estudo incidirá, pois, sobre a qualidade do serviço móvel terrestre GSM prestado ao público em geral pelos operadores OPTIMUS, TMN e VODAFONE, dando sequência ao disposto no nº 1 do artigo 15º do Decreto-Lei nº 381-A/97, de 30 de Dezembro, que estipula que "As entidades licenciadas são obrigadas a desenvolver a sua actividade de forma continuada e com níveis de qualidade adequados, devendo garantir a igualdade de acesso aos serviços prestados".

À semelhança do que sucedeu em 2000 e em 2001, e de acordo com deliberação de 7 de Fevereiro de 2002, serão analisados três indicadores de importância fundamental, considerando a perspectiva de qualidade na óptica do utilizador/consumidor: cobertura, acessibilidade e qualidade áudio. As medidas no terreno estender-se-ão a Portugal continental e às Regiões Autónomas.

É previsível que os resultados finais deste estudo sejam divulgados no próximo mês de Julho.


Consulte: