ECC TG3 - Maisons-Alfort


/ Atualizado em 24.07.2006

Decorreu de 12 a 15 de Junho de 2006, em Maisons-Alfort (França), a 15.ª reunião do grupo de trabalho ECC TG3 - UWB (Ultra Wide Band), grupo mandatado para desenvolver soluções regulamentares para dispositivos que utilizam a tecnologia UWB em faixas abaixo dos 10,6 GHz.

No que concerne às aplicações UWB específicas, foi finalizada a proposta de decisão e o relatório técnico com estudos de compatibilidade para sistemas BMA - Building Material Analysis, e também o relatório a enviar para a Comissão Europeia (CE) sobre aplicações UWB específicas em resposta ao 2.º mandato. Com base nos resultados presentes no relatório técnico, foi possível chegar a acordo em quase todos os limites de emissão para dispositivos BMA. Contudo, para o serviço de radioastronomia e para o UMTS, ainda não existe concordância nos limites a adoptar. A proposta de decisão ''ECC Decision of xx 2006 on Building Material Analysis (BMA) devices using UWB technology in bands below 8 GHz'' irá ser submetida a apreciação na próxima reunião do ECC para ser adoptada e colocada em consulta pública.

Nesta reunião, foi ainda finalizada a definição dos requisitos para a técnica de mitigação LDC - Low Duty Cycle, dos 3,4 aos 4,2 GHz, pois comprovou-se que os dispositivos UWB genéricos com a técnica LDC associada não causam interferência significativa nos sistemas Wimax. Para já, poderá assumir-se que os sistemas móveis futuros (que se prevêem acima dos 4,2 GHz) estarão protegidos tendo em conta os testes realizados com sistemas Wimax, mas identificou-se a necessidade de realizar novos estudos quando os parâmetros deste sistema estiverem disponíveis. O relatório técnico sobre a técnica de mitigação LDC passou a proposta de recomendação e será enviada para o ECC para ser colocado em consulta pública. O relatório técnico sobre a técnica de mitigação DAA (Detect and Avoid) foi revisto editorialmente, prevendo-se encerrar este item de trabalho em Outubro de 2006.

Também os comentários recebidos na consulta pública à proposta de decisão ECC/DEC/(06)EE, proposta de decisão complementar à Decisão ECC/DEC/(06)04, que decorreu até 29 de Maio de 2006, foram considerados nesta reunião do TG3. Um dos assuntos mais quentes em discussão foi a adopção (ou não) da abordagem faseada, tendo-se manifestado a favor, a Suíça e a Holanda, e contra, a Áustria, a Bélgica, a Finlândia, a França, a Polónia, a Eslovénia e a Suécia. Foi elaborado um documento que reflecte os principais comentários à proposta de decisão DEC/ECC/(06)04 e o trabalho futuro que é necessário desenvolver na regulação de dispositivos UWB genéricos. A adopção ou não da abordagem faseada deverá ficar decidida na próxima reunião do ECC.