ECC PT1 - Mainz


Realizou-se em Mainz (Alemanha), de 8 a 9 de Novembro de 2006, a 23.ª reunião da equipa de projecto 1 do Comité de Comunicações Electrónicas (ECC PT1), que contou com a presença de cerca de 40 participantes, entre administrações, operadores, fabricantes e observadores da Comissão Europeia, UMTS Fórum, GSM Europe, Associação de Operadores de Redes de Telecomunicações (ETNO) e outras organizações. O PT1 é responsável por todos os assuntos sobre a evolução futura do IMT-2000 e sistemas para além do IMT-2000 (também designado apenas por IMT), tendo de coordenar as contribuições europeias e suas posições relativas às questões de espectro, regulamentares e de partilha/compatibilidade no âmbito do WP8F do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R). Em particular, destaca-se a responsabilidade deste grupo na preparação das posições europeias nos itens 1.4 e 1.9 da Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2007 (WRC-07).

Os objectivos desta reunião foram a análise dos comentários à consulta pública da Decisão ECC DEC(06)MM sobre ''designação das faixas 880-915 MHz, 925-960 MHz, 1710-1785 MHz e 1805-1880 MHz para sistemas terrestres IMT-2000/UMTS'' e a finalização do relatório interino sobre o WAPECS (wireless access platforms for electronic communications services) em resposta ao mandato da Comissão Europeia.

Relativamente à Decisão, foram recebidos cerca de 20 comentários, todos no sentido de apoiar a sua aprovação, embora alguns aspectos tivessem sido assinalados, tal como as referências ao conceito do WAPECS e o termo ''designate''. Depois da discussão, chegou-se a um consenso em relação ao termo ''designate'', tendo sido acordado que as alterações à Decisão deveriam clarificar o texto existente, alinhando-o com as Regras de Procedimento do ECC.

No que respeita ao WAPECS, não foi possível chegar a um consenso dadas as posições extremas assumidas, sobretudo, pelo Reino Unido (e a Comissão Europeia), por um lado, e pela França, por outro. Assim, caberá à próxima plenária do ECC decidir pela opção mais apropriada quanto a este assunto.

Nesta reunião, foi ainda elaborado um relatório interino sobre o WAPECS em resposta ao mandato da Comissão Europeia. Este Relatório refere-se aos estudos efectuados pelo PT1 para as faixas dos 900/1800 MHz, actualmente utilizados para sistemas de 2.ª geração de comunicações móveis, identificam-se também as canalizações adequadas para que essas faixas comportem também os sistemas de 3.ª -geração (3G).