Encontros CEPT


/ Atualizado em 24.01.2003


GRUPO DE IMPLEMENTAÇÃO


A quarta reunião do Grupo de Implementação (GI) da reestruturação da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), realizada a 26 e 27 de Abril, em Vilamoura, logrou encerrar alguns dos assuntos respeitantes à reorganização da organização.

O trabalho apresentado, previamente elaborado pela Troika - presidida pela Noruega, sendo vice-presidentes o Reino Unido e Portugal - foi bem recebido tendo resultado do encontro a posição unânime dos delegados quanto à inclusão de um especialista em serviços postais no gabinete da CEPT, de forma a dar apoio ao Comité Europeu de Regulamentação Postal (CERP).

As Regras de Procedimento, os Termos de Referência, os Métodos de Trabalho e a "Mission Statement" do novo Comité de Comunicações Electrónicas (CCE) ficaram já na sua forma final, isto é, aquela que será enviada à Assembleia Plenária, em Setembro, para decisão, integrando já as alterações propostas por alguns dos delegados.

Foi, ainda, decidido desencadear desde já o processo de adopção da nova Convenção, ficando o Gabinete Europeu de Radiocomunicações (ERO) responsável por iniciar esta tarefa.

Ficaram acordadas a marcação de um encontro com a Comissão Europeia, de forma a definir a interligação entre os dois organismos, e a forma final do relatório a apresentar à Assembleia Plenária.

ERC PT41

A segunda reunião do PT 41 "Gestão de Frequências" do Comité Europeu de Radiocomunicações (ERC), que decorreu de 23 a 25 de Abril em Mainz, procurou clarificar e classificar os tipos de aplicações auxiliares de radiodifusão (SAP/SAB) e a identificação associada de necessidades operacionais e de espectro.

O estudo do impacto das tecnologias digitais, o inventário das faixas candidatas para feixes de reportagem (ENG/OB) e o acompanhamento dos desenvolvimentos da indústria relativamente aos microfones emissores de uso profissional na faixa 1785-1800 MHz estiveram, de igual modo, em foco no encontro deste grupo, que tem a seu cargo o estudo de frequências para aplicações SAB/SAP e ENG/OB.

ERC PT1

A terceira reunião do PT1 "UMTS/IMT-2000 and Systems Beyond", do ERC, na qual estiveram presentes 14 Administrações, representantes da Comissão Europeia e do ERO, operadores e fabricantes, realizou-se em Budapeste, de 2 a 3 de Abril.

Como habitualmente, os trabalhos assentaram em reuniões, paralelas, relativas à utilização do espectro, circulação global e compatibilidade e coordenação.

Quanto à utilização de espectro foi realçada a necessidade de uma maior coordenação das posições da Europa quanto à utilização da faixas identificadas na Conferência Mundial das Radiocomunicações (WRC-2000).

Relativamente à circulação global dos terminais IMT-2000, foi realizada uma reunião, com representantes do Japão, tendo estes manifestado preocupação quanto à eventualidade de não ser possível utilizar terminais não marcados com a marca CE. O PT1 irá colocar esta questão no âmbito da implementação da R&TTE na próxima reunião do Telecommunication Conformity Assessment and Market Surveillance Commitee (TCAM).

No que respeita à compatibilidade e coordenação, o tema de maior destaque prendeu-se com a proposta da Administração francesa de inclusão de métodos de coordenação fronteiriça de sistemas UMTS/IMT-2000 baseados em partilha de códigos (Recomendação ERC(01)01). Este método será ainda discutido no PT1 com vista à sua aprovação formal pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Frequências (WGFM).

Ver :
www.cept.org
https://www.cept.org/www.ero.dk http://www.ero.dk/
www.eto.dkhttp://www.eto.dk/