Cooperação coordenada pela ANACOM


/ Atualizado em 10.10.2002

O segundo semestre de 2002 marca o início das acções de formação anualmente promovidas pela ANACOM com os seus homólogos dos PALOP e de Timor Leste, num total de sete estágios até ao final do ano. Este ano, a cooperação alarga-se a representantes das administrações e reguladores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.

De 16 a 27 de Setembro, decorreu o estágio sobre engenharia das telecomunicações, gestão do espectro e numeração, que abordou igualmente matérias relacionadas com a vistoria e controlo da radiodifusão sonora e televisiva e a planificação de canais. Este estágio contou com a presença de representantes de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, sendo de destacar a forte componente prática desta acção de formação.

De 30 de Setembro a 7 de Outubro, decorrerá a formação na área da regulamentação do sector e concursos públicos, envolvendo nomeadamente as questões relacionadas com o rebalançeamento tarifário e serviço universal, a regulação de preços de interligação e sistemas de custeio.

Participam representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor-Leste e também de Cabo Verde.

Até Novembro, está prevista a realização de mais quatro estágios na ANACOM, abarcando a gestão de recursos humanos, normalização e fiscalização do espectro radioeléctrico, relações internacionais e cooperação. Para além destas acções e sendo uma novidade no plano de cooperação ANACOM, terá lugar uma acção de formação específica, em outsourcing, ao nível dos sistemas de informação.