Long Term Evolution (LTE): o próximo passo da banda larga móvel


A Comissão Europeia (CE) considera que a tecnologia Long Term Evolution (LTE) será o próximo passo na transformação das redes de telefonia móvel em redes de banda larga móvel, naquela que será a quarta geração móvel.

Numa brochura divulgada a 16 de Fevereiro de 2009, a CE frisa que as estimativas apontam para que o acesso móvel à Internet e ao e-mail ultrapasse o tráfego das redes GSM já em 2010, exigindo novos requisitos das infra-estruturas das redes móveis. Esta crescente utilização da banda larga móvel está ligada aos serviços de 3.ª geração, que permitem o acesso a banda larga no dia-a-dia.

A CE considera que a LTE é a principal opção tecnológica para redes de móveis de nova geração, sendo actualmente a tecnologia mais plausível de utilizar em acesso via rádio pronta a entrar no mercado. A LTE optimiza as capacidades das redes actuais e constitui uma evolução tranquila para os operadores, fornecendo velocidades de transmissão de dados muito elevadas (até 100 Mbps em downlink e 50 Mbps em uplink).


Consulte:

Mais informação: