Associação europeia dos operadores móveis adere à iniciativa europeia eCall


Numa cerimónia organizada pela Comissária Europeia Viviane Reding, a 9 de Setembro de 2009, o Director da Associação GSM Europe, assinou, em nome do sector das comunicações móveis, o Memorando de Entendimento eCall, com o qual se pretende estender a aplicação do sistema automático de chamada de emergência a bordo dos veículos a toda a Europa. O eCall chama automaticamente o 112, número de emergência único europeu em caso de acidente grave de um veículo, e transmite a sua localização ao serviço de emergência mais próximo – mesmo em caso de incapacidade dos respectivos passageiros.

De acordo com as declarações da Comissária Europeia responsável pelas telecomunicações, há seis Estados-Membros que ainda não assinaram o Memorando - Dinamarca, França, Irlanda, Letónia, Malta e Reino Unido -, pelo que «devem agora tirar o pé do travão e acelerar a introdução de um sistema que pode salvar vidas. Caso contrário, a Comissão terá de propor legislação no próximo ano».

Releve-se que quinze países da União Europeia, de entre os quais consta Portugal, bem como a Islândia, Noruega e Suíça, já aprovaram disposições comuns para pôr em prática o eCall. Para além destes, a Bélgica, Bulgária, Hungria, Luxemburgo, Roménia e a Polónia também apoiam a iniciativa eCall, estando dispostos a assinar o acordo.


Mais informação: