Conforme estabelecido em deliberação de 15 de Julho de 2004, a PTC apresentou a declaração de estratégia de desenvolvimento para o serviço de postos públicos, referente a 2008, bem como o respectivo relatório de concretização.
De acordo com a estratégia de desenvolvimento do parque de postos públicos apresentada previa-se, para 2008: (i) uma tendência de redução do parque de postos públicos, em termos globais; (ii) a reposição dos equipamentos sujeitos a acções de vandalismo, incluindo a ponderação da hipótese de relocalização nos casos de maior incidência; (iii) a redefinição da cobertura em locais de especial interesse social; e (iv) a continuidade das medidas tendentes a dar resposta às necessidades específicas dos utilizadores com necessidades especiais.
A tabela e gráfico seguintes apresentam os dados relevantes para cada uma das modalidades disponíveis, de acordo com a sua distribuição geográfica, incluindo o previsto na declaração de estratégia de desenvolvimento para 2008, o efectivamente realizado nesse ano e os respectivos desvios.
Distrito |
Previsto 2008 |
|||||
Exterior |
Interior |
Total |
||||
Só cartão |
Cartão e moedas |
Só moedas |
Telefone convencional |
Só moedas |
Total previsto |
|
Aveiro |
2 |
366 |
186 |
720 |
604 |
1878 |
Beja |
4 |
185 |
151 |
279 |
245 |
864 |
Braga |
18 |
316 |
134 |
965 |
681 |
2114 |
Bragança |
7 |
65 |
21 |
559 |
124 |
776 |
Castelo Branco |
19 |
120 |
70 |
553 |
271 |
1033 |
Coimbra |
23 |
309 |
122 |
933 |
325 |
1712 |
Évora |
9 |
132 |
133 |
120 |
201 |
595 |
Faro |
35 |
765 |
198 |
445 |
509 |
1952 |
Guarda |
18 |
77 |
49 |
570 |
137 |
851 |
Leiria |
25 |
276 |
98 |
703 |
434 |
1536 |
Lisboa |
222 |
3651 |
1 465 |
430 |
1957 |
7725 |
Portalegre |
1 |
76 |
82 |
144 |
201 |
504 |
Porto |
68 |
1818 |
477 |
611 |
3013 |
5987 |
Santarém |
14 |
211 |
126 |
618 |
372 |
1341 |
Setúbal |
43 |
1094 |
464 |
150 |
758 |
2509 |
Viana do Castelo |
3 |
139 |
79 |
518 |
262 |
1001 |
Vila Real |
6 |
84 |
37 |
776 |
267 |
1170 |
Viseu |
18 |
140 |
97 |
1077 |
283 |
1615 |
Madeira |
26 |
179 |
118 |
106 |
323 |
752 |
Açores |
12 |
135 |
60 |
126 |
179 |
512 |
Total |
573 |
10 138 |
4167 |
10 403 |
11 146 |
36 427 |
Distrito |
Realizado 2008 |
|||||
Exterior |
Interior |
Total |
||||
Só cartão |
Cartão e moedas |
Só moedas |
Telefone convencional |
Só moedas |
Total Realizado |
|
Aveiro |
5 |
346 |
181 |
730 |
598 |
1.860 |
Beja |
8 |
183 |
149 |
305 |
208 |
853 |
Braga |
18 |
326 |
139 |
987 |
573 |
2.043 |
Bragança |
7 |
55 |
21 |
558 |
81 |
722 |
Castelo Branco |
16 |
117 |
76 |
563 |
271 |
1.043 |
Coimbra |
17 |
287 |
103 |
909 |
351 |
1.667 |
Évora |
9 |
129 |
125 |
124 |
189 |
576 |
Faro |
15 |
758 |
194 |
512 |
477 |
1.956 |
Guarda |
18 |
84 |
56 |
580 |
147 |
885 |
Leiria |
24 |
254 |
91 |
687 |
370 |
1.426 |
Lisboa |
222 |
3629 |
1444 |
588 |
2166 |
8.049 |
Portalegre |
3 |
74 |
84 |
137 |
159 |
457 |
Porto |
74 |
1691 |
479 |
675 |
2873 |
5.792 |
Santarém |
12 |
201 |
129 |
612 |
343 |
1.297 |
Setúbal |
35 |
1121 |
430 |
220 |
785 |
2.591 |
Viana do Castelo |
3 |
138 |
74 |
531 |
253 |
999 |
Vila Real |
7 |
84 |
37 |
777 |
250 |
1.155 |
Viseu |
19 |
139 |
99 |
1082 |
312 |
1.651 |
Madeira |
28 |
176 |
115 |
151 |
301 |
771 |
Açores |
12 |
137 |
59 |
127 |
147 |
482 |
Total |
552 |
9929 |
4085 |
10 855 |
10 854 |
36.275 |
Gráfico 32. Desvio percentual do parque de postos públicos realizado em 2008 face ao previsto
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)
Conforme é possível visualizar no gráfico anterior, na maioria dos distritos o parque efectivamente realizado ficou aquém do previsto (13 distritos), tendo os maiores desvios negativos ocorridos nos distritos de Portalegre, Bragança e Leiria, com -9,3 por cento (correspondente a 47 postos), -7,0 por cento (correspondente a 54 postos) e -7,2 por cento (correspondente a 110 postos), respectivamente. Atendendo aos vários tipos de PP, e conforme apresentado na tabela anterior, nota-se que, com excepção da modalidade «Telefone convencional», na qual se verificou um desvio positivo de 4,3 por cento (correspondendo a 452 postos), todas as outras modalidades registaram desvios negativos do efectivamente concretizado face ao estimado.
No que respeita à afectação do parque de postos públicos a locais de interesse social, a tabela seguinte sintetiza a informação veiculada pela PTC relativamente ao previsto e efectivamente realizado em 2008, bem como os desvios verificados em cada local.
Tipo de local |
Parque de postos públicos |
Desvios do realizado face ao previsto para 2008 |
||
Previsto 2008 |
Realizado 2008 |
Desvio absoluto |
Desvio percentual |
|
Hospitais e centros de saúde |
1161 |
1158 |
-3 |
-0,3% |
Estabelecimentos de ensino |
1323 |
1302 |
-21 |
-1,6% |
Aeroportos |
191 |
189 |
-2 |
-1,0% |
Estabelecimentos prisionais |
340 |
336 |
-4 |
-1,2% |
Terminais rodoviários |
116 |
109 |
-7 |
-6,0% |
Terminais ferroviários |
255 |
263 |
8 |
3,1% |
Estações de metropolitano |
161 |
165 |
4 |
2,5% |
Tribunais e palácios de justiça |
45 |
39 |
-6 |
-13,3% |
Hóteis, pensões e residenciais |
120 |
144 |
24 |
20,0% |
Total em locais considerados de interesse especial |
3712 |
3705 |
-7 |
-0,2% |
Fonte: Informação PTC e cálculos do ICP-ANACOM.
Atendendo ao gráfico e tabela anteriores, constata-se que, em relação à globalidade de postos públicos, existiu um desvio negativo de apenas 0,2 por cento do parque efectivamente realizado face ao que havia sido previsto para 2008, o que representa, em termos absolutos, somente sete postos.
Quanto ao parque de postos públicos dirigido em particular aos utilizadores com necessidades especiais, nota-se que, no final de 2008, foi atingido um total de 294 cabinas que permitem a entrada e saída de cadeiras de rodas, o que representa um desvio positivo de 10,5 por cento face ao valor que havia sido previsto na declaração de estratégia para aquele ano (266 cabinas), sendo de salientar que o parque atingido se deve essencialmente à regularização de situações pendentes, uma vez que a instalação deste tipo de postos, dadas as suas dimensões e forma de exploração, envolve um processo mais complexo de autorização pelos municípios.
O ICP-ANACOM seguirá a evolução desta matéria em 2009, tendo em conta a necessidade de assegurar um justo equilíbrio entre a satisfação das necessidades sociais e o não agravamento dos custos do SU e a eficiência da sua prestação.