Estratégia do PSU para os postos públicos


Conforme estabelecido em deliberação de 15 de Julho de 2004, a PTC apresentou a declaração de estratégia de desenvolvimento para o serviço de postos públicos, referente a 2008, bem como o respectivo relatório de concretização.

De acordo com a estratégia de desenvolvimento do parque de postos públicos apresentada previa-se, para 2008: (i) uma tendência de redução do parque de postos públicos, em termos globais; (ii) a reposição dos equipamentos sujeitos a acções de vandalismo, incluindo a ponderação da hipótese de relocalização nos casos de maior incidência; (iii) a redefinição da cobertura em locais de especial interesse social; e (iv) a continuidade das medidas tendentes a dar resposta às necessidades específicas dos utilizadores com necessidades especiais.

A tabela e gráfico seguintes apresentam os dados relevantes para cada uma das modalidades disponíveis, de acordo com a sua distribuição geográfica, incluindo o previsto na declaração de estratégia de desenvolvimento para 2008, o efectivamente realizado nesse ano e os respectivos desvios.

Tabela 10. Parque de postos públicos previsto e efectivamente realizado em 2008

Distrito

Previsto 2008

Exterior

Interior

Total

Só cartão

Cartão e moedas

Só moedas

Telefone convencional

Só moedas

Total previsto

Aveiro

2

366

186

720

604

1878

Beja

4

185

151

279

245

864

Braga

18

316

134

965

681

2114

Bragança

7

65

21

559

124

776

Castelo Branco

19

120

70

553

271

1033

Coimbra

23

309

122

933

325

1712

Évora

9

132

133

120

201

595

Faro

35

765

198

445

509

1952

Guarda

18

77

49

570

137

851

Leiria

25

276

98

703

434

1536

Lisboa

222

3651

1 465

430

1957

7725

Portalegre

1

76

82

144

201

504

Porto

68

1818

477

611

3013

5987

Santarém

14

211

126

618

372

1341

Setúbal

43

1094

464

150

758

2509

Viana do Castelo

3

139

79

518

262

1001

Vila Real

6

84

37

776

267

1170

Viseu

18

140

97

1077

283

1615

Madeira

26

179

118

106

323

752

Açores

12

135

60

126

179

512

Total

573

10 138

4167

10 403

11 146

36 427

 
Continuação - 
Tabela 10. Parque de postos públicos previsto e efectivamente realizado em 2008

Distrito

Realizado 2008

Exterior

Interior

Total

Só cartão

Cartão e moedas

Só moedas

Telefone convencional

Só moedas

Total Realizado

Aveiro

5

346

181

730

598

1.860

Beja

8

183

149

305

208

853

Braga

18

326

139

987

573

2.043

Bragança

7

55

21

558

81

722

Castelo Branco

16

117

76

563

271

1.043

Coimbra

17

287

103

909

351

1.667

Évora

9

129

125

124

189

576

Faro

15

758

194

512

477

1.956

Guarda

18

84

56

580

147

885

Leiria

24

254

91

687

370

1.426

Lisboa

222

3629

1444

588

2166

8.049

Portalegre

3

74

84

137

159

457

Porto

74

1691

479

675

2873

5.792

Santarém

12

201

129

612

343

1.297

Setúbal

35

1121

430

220

785

2.591

Viana do Castelo

3

138

74

531

253

999

Vila Real

7

84

37

777

250

1.155

Viseu

19

139

99

1082

312

1.651

Madeira

28

176

115

151

301

771

Açores

12

137

59

127

147

482

Total

552

9929

4085

10 855

10 854

36.275

Gráfico 32. Desvio percentual do parque de postos públicos realizado em 2008 face ao previsto

Dados relevantes para cada uma das modalidades disponíveis, de acordo com a sua distribuição geográfica, incluindo o previsto na declaração de estratégia de desenvolvimento para 2008, o efectivamente realizado nesse ano e os respectivos desvios.
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Conforme é possível visualizar no gráfico anterior, na maioria dos distritos o parque efectivamente realizado ficou aquém do previsto (13 distritos), tendo os maiores desvios negativos ocorridos nos distritos de Portalegre, Bragança e Leiria, com -9,3 por cento (correspondente a 47 postos), -7,0 por cento (correspondente a 54 postos) e -7,2 por cento (correspondente a 110 postos), respectivamente. Atendendo aos vários tipos de PP, e conforme apresentado na tabela anterior, nota-se que, com excepção da modalidade «Telefone convencional», na qual se verificou um desvio positivo de 4,3 por cento (correspondendo a 452 postos), todas as outras modalidades registaram desvios negativos do efectivamente concretizado face ao estimado.

No que respeita à afectação do parque de postos públicos a locais de interesse social, a tabela seguinte sintetiza a informação veiculada pela PTC relativamente ao previsto e efectivamente realizado em 2008, bem como os desvios verificados em cada local.

Tabela 11. Desvio do parque de postos públicos realizado em 2008 face ao previsto pela PTC para esse ano

Tipo de local

Parque de postos públicos

Desvios do realizado face ao previsto para 2008

Previsto 2008

Realizado 2008

Desvio absoluto

Desvio percentual

Hospitais e centros de saúde

1161

1158

-3

-0,3%

Estabelecimentos de ensino

1323

1302

-21

-1,6%

Aeroportos

191

189

-2

-1,0%

Estabelecimentos prisionais

340

336

-4

-1,2%

Terminais rodoviários

116

109

-7

-6,0%

Terminais ferroviários

255

263

8

3,1%

Estações de metropolitano

161

165

4

2,5%

Tribunais e palácios de justiça

45

39

-6

-13,3%

Hóteis, pensões e residenciais

120

144

24

20,0%

Total em locais considerados de interesse especial

3712

3705

-7

-0,2%

Fonte: Informação PTC e cálculos do ICP-ANACOM.

Atendendo ao gráfico e tabela anteriores, constata-se que, em relação à globalidade de postos públicos, existiu um desvio negativo de apenas 0,2 por cento do parque efectivamente realizado face ao que havia sido previsto para 2008, o que representa, em termos absolutos, somente sete postos.

Quanto ao parque de postos públicos dirigido em particular aos utilizadores com necessidades especiais, nota-se que, no final de 2008, foi atingido um total de 294 cabinas que permitem a entrada e saída de cadeiras de rodas, o que representa um desvio positivo de 10,5 por cento face ao valor que havia sido previsto na declaração de estratégia para aquele ano (266 cabinas), sendo de salientar que o parque atingido se deve essencialmente à regularização de situações pendentes, uma vez que a instalação deste tipo de postos, dadas as suas dimensões e forma de exploração, envolve um processo mais complexo de autorização pelos municípios.

O ICP-ANACOM seguirá a evolução desta matéria em 2009, tendo em conta a necessidade de assegurar um justo equilíbrio entre a satisfação das necessidades sociais e o não agravamento dos custos do SU e a eficiência da sua prestação.