11.1. Presença na Internet


Em 2011 manteve-se a contínua atualização de informação disponibilizada no sítio do ICP-ANACOM na Internet, bem como a reformulação e criação de áreas temáticas, muitas vezes na sequência de alterações legislativas e regulamentares.

Destaca-se, em particular a reformulação da área da Televisão Digital, nomeadamente ao nível das perguntas frequentes, e a renovação contínua do balcão virtual, onde foram disponibilizados dois novos serviços de pesquisa de entidades formadoras e cursos de ITED e de ITUR e atualizadas as respetivas perguntas frequentes.

Adicionalmente, foram disponibilizados quatro formulários interativos relativos ao serviço fixo do licenciamento radielétrico permanente.

O ICP-ANACOM mantém, desde 2009, uma conta na rede social Twitterconta ANACOM no Twitterhttps://twitter.com/_ANACOM_ –, a qual contabilizava 1 388 seguidores a 31 de dezembro de 2011. Esta plataforma constitui um reforço da disseminação da informação diariamente publicada no sítio oficial.

No domínio da acessibilidade e usabilidade, o ICP-ANACOM disponibilizou um pacote de ferramentas com o objetivo de proporcionar uma interação mais rápida e eficiente com o utilizador do seu sítio, tendo ainda procedido a um restyling de algumas funcionalidades e implementado novos mecanismos com o objetivo de favorecer a experiência de utilização, nomeadamente:

  • nova interface de pesquisa que dispõe agora os filtros de uma forma mais intuitiva,
     
  • alertas de redirecionamentos, solução que visa reforçar a memorização e compreensão da sequência de cliques que os utilizadores dão no decurso do processo de navegação e propõe resolver um problema de usabilidade registado com alguma frequência.;
     
  • avaliação da qualidade do conteúdo informativo por parte dos utilizadores, mecanismo que visa obter mais informação sobre a opinião dos utilizadores relativamente aos temas publicados no sítio do ICP-ANACOM na Internet;
     
  • renovação do formulário de reclamações no Balcão Virtual do sítio do ICP-ANACOM, com o objetivo de simplificar e facilitar o preenchimento. 

No âmbito do serviço «Assistente Virtual» que suporta a marca «A ANACOM Responde» o ICP-ANACOM pretende esclarecer dúvidas sobre o roaming, a portabilidade, a TDT, os serviços de valor acrescentado (SVA) baseados em mensagem, entre outros, bem como monitorizar a utilização das perguntas recebidas pelos utilizadores e desenvolver, quando necessário, novas perguntas e respostas sobre assuntos não cobertos na base de conhecimento que serve o assistente.

A 15 março de 2011 foi lançado pelo ICP-ANACOM o Portal do Consumidorhttps://www.anacom-consumidor.pt/, no âmbito das comemorações do Dia do Consumidor, com o objetivo de melhorar a informação que é prestada aos consumidores, habilitando-os a fazerem escolhas mais esclarecidas.

Em junho de 2011 foi lançado o COM.escolha - uma nova ferramenta de consulta de tarifários e de simulação de consumo dos serviços de Internet, telefone móvel, telefone fixo e televisão, que procura ajudar os consumidores a escolher os serviços de comunicações eletrónicas mais adequados às suas necessidades. O COM.escolha destina-se, exclusivamente, a clientes particulares e/ou residenciais, permite consultar tarifários/ofertas e simular consumos de Internet, telefone móvel, telefone fixo e televisão. Em 2011 foram ainda atualizados os conteúdos do sítio Roaming Light, para acomodarem as alterações previstas no regulamento sobre roaming internacional e que entraram em vigor a partir de 1 de julho de 2011. Estas alterações foram igualmente refletidas no Portal do Consumidor e no sítio da Internet do ICP-ANACOM.

Saliente-se que o sítio do ICP-ANACOM continua a manter os canais móvel e texto (ambos bilingues).

No que respeita ao sítio ANACOM, em 2011 foi implementado um novo sistema aplicacional de medição da visitabilidade do sítio, tendo o número total de visitas sido de de 968 649, originadas por 655 729 utilizadores. Foram feitas 3 956 591 visualizações aos conteúdos informativos e transacionais disponíveis no sítio da ANACOM.

O ICP-ANACOM deu continuidade à manutenção da colaboração com o Portal do Cidadão e com o Portal da Empresa, que constituem meios adicionais de divulgação de informação e de ampliação do universo de cidadãos e empresas com acesso aos serviços desta Autoridade. No final de 2011, foram submetidas à entidade gestora dos portais vinte e duas fichas no âmbito dos serviços prestados pelo ICP-ANACOM.

Refira-se, por último, a colaboração do ICP-ANACOM com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entidade que criou, no final de 2011, o Balcão do Empreendedor, balcão único eletrónico, disponível através do Portal da Empresa, para a realização de serviços associados ao exercício de atividades económicas, previsto no Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho e no MoU, e já referido no ponto 10.1 deste relatório.