II. A utilização das estações e postos de correios


No ano de 2014, as estações de correio fixas foram utilizadas por 52 por cento dos indivíduos. Os restantes utilizaram postos de correio e estações de correios móveis. Cerca de 42 por cento dos inquiridos não recorreu a estas infraestruturas.

Todos os pontos de acesso à rede registaram uma diminuição relativa do número de utilizadores.

Gráfico 1 - Percentagem de utilizadores da rede de atendimento ao público

Percentagem de indivíduos que utilizaram a rede de atendimento ao público durante 2010, 2012 e 2014. Em 2014, as estações de correio fixas foram utilizadas por 52 por cento dos indivíduos e cerca de 42 por cento dos inquiridos não recorreu a estas infraestruturas.

Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos (não inclui as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.1
Nota 2: Questão de escolha múltipla
Nota 3: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.2

Os utilizadores de estações e postos de correios recorrem maioritariamente às agências localizadas na sua zona de residência (89,6 por cento), seguindo-se os estabelecimentos junto do local de trabalho (5,5 por cento) e na localidade mais próxima da residência (4,7 por cento).

Serviços utilizados nas estações e postos dos correios

O “envio / recebimento de correio registado” foi o serviço mais utilizado (41,6 por cento) pelos frequentadores das estações e postos de correio em 2014, seguindo-se o “envio / recebimento de encomendas”, o “envio de correspondência (normal, azul, verde ou expresso)”. Para além dos serviços postais tradicionais, uma parcela significativa dos inquiridos inclui entre os serviços mais utilizados os pagamentos e as transferências de dinheiro (pagamento de serviços, impostos e portagens; vales e transferências, carregamentos de telemóveis).

Tabela 1 - Utilização de alguns serviços prestados em estações/postos de correio

 

Utilização

Envio\Recebimento de correio registado

41,6

Envio\Recebimento de encomendas

32,1

Envio de correspondência (normal, azul, verde ou expresso)

31,2

Pagamento de serviços / impostos

26,8

Vale postal e transferências de dinheiro (inclui recebimento de pensões)

14,7

Carregamento de telemóveis

8,2 *

Venda de selos

7,2 *

Portagens

3,7 *

Venda de livros, postais, CD, DVD, jogos, ou outros objetos

2,5 *

Venda de embalagens postais / saquetas almofadadas

2,4 *

Produtos Financeiros (inclui certificados de aforro, PPR, fundos de investimento, seguros de capitalização,…)

2,2 *

Envio de telegramas

#

Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores de estações ou postos de correio
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: Questão de escolha múltipla com hipóteses de resposta não sugeridas.

Atualmente é possível adquirir um conjunto alargado de bens e serviços nas estações de correios. No entanto, os inquiridos demonstram um elevado grau de desconhecimento sobre a disponibilidade destes bens e serviços menos tradicionais nas referidas estações. Por exemplo, cerca de 88 por cento dos utilizadores de estações e postos de correio inquiridos desconhece que é possível adquirir nestes estabelecimentos "lotarias" ou "seguros" e cerca de 95 por cento desconhece a possibilidade de comprar "títulos de transporte". Outros serviços que são praticamente desconhecidos dos utilizadores são o "SIGA", a "certificação de fotocópias", o "acesso à Internet" e o "pedido de isenção de taxas moderadoras no acesso ao SNS”.

Tempo médio de espera

O tempo médio de espera percecionado pelos utilizadores de estações de correio e de postos de correio foi de cerca de 14 e 13 minutos, respetivamente, valores superiores em cerca de 2 minutos aos verificados em 2012.

Gráfico 2 - Evolução do tempo de espera nas estações e postos de correio

 O tempo médio de espera percecionado pelos utilizadores de estações de correio e de postos de correio foi de cerca de 14 e 13 minutos, respetivamente.

Unidade: minutos
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos de acordo com a agência postal mais utilizada (não inclui as não respostas)
Nota 1: Erro amostral máximo inferior a 1 minuto nas estações de correio e a 2 minutos nos postos de correio
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

Pela primeira vez desde 2010, registaram-se aumentos estatisticamente significativos no tempo de espera.

Satisfação dos utilizadores com os serviços prestados

O “correio entregue sem danos” e o “desempenho do pessoal de atendimento” foram os fatores que maiores níveis de satisfação proporcionaram aos utilizadores de estações e postos de correio durante 2014 (média de 8,6 e 8,5, respetivamente). Por outro lado, a “acessibilidade a pessoas com necessidades especiais” e o “tempo de espera para atendimento” geraram os menores níveis de satisfação (média de 8 e 8,1, respetivamente).

O “correio entregue sem danos” e a “acessibilidade a pessoas com necessidades especiais” são os aspetos que mais afetam a qualidade apercebida (média de 9,4 para ambos), seguindo-se a “eficiência na entrega do correio” (9,39) e o horário de funcionamento (9,38).

Gráfico 3 - Avaliação dos aspetos mais importantes e satisfação nas estações e
postos de correio

Nível médio de importância e satisfação relativamente a determinados aspetos de funcionamento das estações e postos de correio. A ''eficiência na entrega do correio'' e o ''desempenho do pessoal de atendimento'' continuam a ser os aspetos que mais afetam a qualidade apercebida.

Unidade: Escala 1 (nada importante / satisfeito) a 10 (muito importante / satisfeito)
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores de estações ou postos de correio (não inclui as não respostas)
Nota: As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 são inferiores a 0,1 na avaliação da importância e da satisfação dos parâmetros.

Notas

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1 Recorre-se ao coeficiente de variação enquanto indicador de avaliação do erro de amostragem, tendo por base a variância do estimador "proporção" ou "média" (consoante o caso) de uma amostragem aleatória simples. Considera-se a seguinte classificação: estimativa fiável quando o coeficiente de variação é inferior a 10 por cento; estimativa aceitável quando o coeficiente de variação é superior ou igual a 10 por cento e inferior a 25 por cento; estimativa não fiável quando o coeficiente de variação é superior ou igual a 25 por cento.
2 Recorreu-se ao teste estatístico da diferença entre duas proporções para amostras grandes e independentes, considerando um nível de confiança de 95 por cento.