2.5. Barreiras à utilização dos serviços


Os inquiridos não indicam barreiras de natureza institucional, tecnológica estrutural ou comportamental à adesão aos serviços.

De facto, os principais motivos para não aderirem aos serviços parecem ser a utilização de redes ou serviços alternativos e/ou não existir necessidade/interesse em aderir aos serviços.

Cerca de 88 por cento das empresas inquiridas sem rede móvel (STM ou SAIM) nunca tiveram acesso a este tipo de rede e cerca de 85 por cento destas não manifestou qualquer interesse em vir a tornar-se cliente. Por outro lado, 37 por cento referem ''não precisar / não ter necessidade de comunicar por esta via''. Cerca de 23 por cento indicam que “utilizam o telemóvel pessoal para fazer chamadas” e 17 por cento recorrem alternativamente ao telefone fixo.

Cerca de 85 por cento das empresas inquiridas sem rede fixa (STF ou SAIF) nunca tiveram acesso a este tipo de rede e cerca de 91 por cento destas não manifestou qualquer interesse em vir a tornar-se cliente. Do universo de micro, pequenas e médias empresas que não têm contratado a rede fixa, cerca de 44 por cento indica que a principal razão para não o fazer é ''não precisar ou não ter necessidade de comunicar por esta via''. A ''utilização de telemóvel'' é o segundo motivo para as empresas não utilizarem os serviços de rede fixa (40 por cento).