Estudo sobre televisão móvel


O Parlamento Europeu (PE) publicou recentemente um estudo que avalia as principais questões do debate europeu em matéria de televisão móvel.

O estudo salienta que não existe consenso na indústria quanto ao tipo de tecnologia de suporte mais adequado para a televisão móvel: digital audio broadcasting - Internet protocol (DAB-IP), terrestrial digital multimédia broadcasting (T-DMB), digital video broadcast - handeld (DVB-H), forward link only (FLO).

Destaca também que, apesar de, tecnicamente, nenhuma tecnologia proporcionar uma vantagem significativa face às restantes, a DVB-H é, neste momento, a norma mais favorável, uma vez que oferece camadas de serviços múltiplos e normalizados para a partilha de conteúdos broadcast, ao mesmo tempo que deixa espaço para a diferenciação de serviço. O estudo sublinha ainda que DVB, IP data cast (IPDC) e open mobile alliance broadcast (OMA BACST) oferecem vantagens sobre outras tecnologias.

Quanto a desenvolvimentos futuros, o documento prevê que os serviços broadcast e unicast coexistirão e serão integrados nos terminais móveis, sendo que os conteúdos televisivos de interesse generalizado serão oferecidos via broadcast, enquanto aqueles que servem interesses de pequenos grupos de consumidores serão oferecidos on-demand via unicast.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: