ECTA - estatísticas da banda larga


A Associação Europeia para a Concorrência nas Telecomunicações (ECTA) publicou o seu último relatório sobre banda larga, intitulado ECTA  Broadband Scorecard, referente aos últimos três trimestres de 2007, que contém um conjunto de dados estatísticos caracterizadores da situação existente em 25 Estados-Membros da União Europeia (UE), em termos de penetração de banda larga fixa e de oferta do lacete local (OLL).

Entre os principais resultados apresentados, destaque para a evolução do número de ligações em banda larga fixa existentes em 25 Estados-Membros da UE, que cresceu cerca de 10 por cento no último semestre de 2007, de um total de cerca de 84 para 92 milhões de ligações. Este crescimento corresponde, contudo, a um abrandamento face à situação verificada no último trimestre de 2006 e no primeiro trimestre de 2007, em que se registou uma taxa de crescimento de cerca de 16 por cento.

Quanto a Portugal, de acordo com o estudo da ECTA, a taxa de crescimento da banda larga fixa abrandou no período em causa, situando-se nos 7 por cento, o que aumenta a distância face à média europeia. Portugal encontrava-se, no final de 2007, no décimo quarto lugar, registando uma taxa de penetração de 15,6 por cento. No que se refere à banda larga móvel, apesar de não ser tida em conta no estudo da ECTA, Portugal tem um desenvolvimento importante face a outros países europeus, sendo que, no final do quarto trimestre de 2007, apresentava uma taxa de penetração de 13,6 por cento, de acordo com os dados recentemente divulgados pela ANACOM.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: