Programa ''Internet Mais Segura''


A Comissão Europeia (CE) adoptou uma proposta de decisão do Parlamento Europeu (PE) e do Conselho para o estabelecimento do programa “Internet Mais Segura”, com o objectivo de melhorar a segurança das crianças e jovens no ambiente em linha, através do combate a conteúdos ilegais e comportamentos nefastos. A adopção final do programa está prevista para 2009.

Este novo programa, que dá seguimento ao programa implementado entre 2005 e 2008 nesse mesmo âmbito, vai decorrer de 2009 a 2013 e dará ênfase aos serviços de comunicações da Web 2.0, tais como as redes sociais. A Comissão compromete-se a combater os conteúdos ilegais e os comportamentos ilícitos, que incluem a intimidação e o aliciamento, bem como a sensibilizar o público com acções dirigidas a crianças, pais e professores e também a estabelecer uma base de dados com conhecimentos reunidos por especialistas nesta área, a nível europeu.

A proposta apresentada reflecte os resultados da consulta pública sobre a segurança da Internet e das tecnologias em linha para os menores, que decorreu entre Abril e Junho de 2007, e inclui, ainda, recomendações feitas por jovens que participaram no Fórum Juvenil, organizado pela CE no Dia da Internet Segura, que se comemorou a 12 de Fevereiro de 2008.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: