Estudo sobre o comércio electrónico em Portugal


A Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) e a empresa Netsonda divulgaram, recentemente, os resultados do “Estudo sobre o comércio electrónico em Portugal”, elaborado com o objectivo de avaliar a evolução e o desenvolvimento do comércio electrónico, na perspectiva do consumidor, bem como a evolução da utilização da Internet e serviços associados.

Os resultados deste estudo, que tem por base um inquérito dirigido aos utilizadores da Internet em Portugal e promovido em Janeiro de 2007, mostram que, entre outros aspectos: a frequência do acesso à Internet aumentou nos últimos dois anos (em 79 por cento dos inquiridos); 97 por cento dos utilizadores inquiridos acedem diariamente à Internet; a maioria dos inquiridos (77 por cento) recorre à Internet para obter informação sobre produtos, mas acaba por efectuar as compras por via tradicional, cifrando-se em apenas 20 por cento a percentagem de inquiridos que se informa e compra através da Internet; 78 por cento dos inquiridos já realizou compras através da Internet, sendo que a grande maioria efectua menos de uma compra electrónica por mês; mais de 75 por cento dos inquiridos gasta mensalmente menos de 75 euros em compras através da Internet.

Em termos de produtos e serviços mais adquiridos, destaque para os informáticos, referidos por 39,6 por cento dos inquiridos, seguidos dos electrónicos/ telemóveis (36,5 por cento) e dos bilhetes para espectáculos, desporto e outros (36,1 por cento).

O estudo revela ainda que, quando confrontados com os benefícios do comércio electrónico, as principais vantagens apontadas são não ter de sair de casa/ deslocar às lojas (63,9 por cento), a possibilidade de comparar preços (56,9 por cento) e o facto de se poder adquirir produtos e serviços a qualquer momento (54,1 por cento).


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